5 propagandas de empresas que zombaram de suas rivais

Na lista de hoje, vamos ver 5 propagandas de empresas que zombaram de suas adversárias (conhecido também às vezes como Comparative advertising).

Get a Mac (Apple x Microsoft)

Nessa campanha da Apple (que foi produzida de 2006 a 2009), temos sempre um fundo branco, com duas pessoas conversando, um usuário de Macintosh que começa com a frase “Hello, I’m a Mac.” e um usuário de Windows que começa com “And I’m a PC”. O foco dela é mostrar a diferença de culturas entre os dois sistemas, trazendo um ar mais jovem e descolado para usuários da Maçã, contrariando o mundo Windows (na época da campanha era o Windows Vista e o começo do Windows 7). A campanha deu tão certo, que a Novell fez uma versão de uma distro Linux zombando do Mac e PC. No total foram mais de 60 vídeos gravados, confira um abaixo:

Genesis does what Nintendon’t (SEGA x Nintendo)

Nos Estados Unidos, a SEGA (sob o comando do até então Michael Katz), criaram uma campanha agressiva para falar que o Mega Drive (lá era chamado de Genesis) fazia que coisas que a Nintendo não fazia (na época o console da Big N era o Nintendinho). A campanha foi conhecida por apostar em jogos de esportes com celebridades (como Joe Montana) e Michael Jackson. Após lançarem o Super Nintendo, a SEGA continuou com as propagandas, mas mudando as frases, como Welcome to the Next Level. Veja abaixo a famosa propaganda que comparava Super Mario World com Sonic The Hedgehog.

Bing It On (Microsoft x Google)

Esse desafio da Microsoft, dizia para os usuários que o Bing tinha mais efetividade em buscas do que o buscador do Google, e chamavam eles para testar (algo similar ao que aconteceu com a Pepsi Vs Coca Cola nos anos 1980 na terra do tio sam), isso lá em 2012. A comparação era feita em um site chamado BingItOn.com. Infelizmente não está mais no ar o site, ficando apenas essa nota no site oficial da Microsoft – https://blogs.bing.com/search/2012/09/06/take-the-bing-it-on-challenge/

There a Map for That (Verizon x AT&T)

Nessa série, a Verizon mostrava que sua cobertura 3G era superior à AT&T. Isso deixou a AT&T pistola que começou a reagir com uma série de comerciais atacando a Verizon.

It doesn’t take a genius (Samsung x Apple)

O iPhone se tornou um destaque no mercado de smartphones, desbancando empresas tradicionais do ramo como Nokia, Ericsson e Motorola. Com a ascensão da linha Galaxy, a Samsung fez uma série de propagandas contra a Apple, sendo que uma das mais memoráveis é a “It doesn’t take a genius”, onde ela zomba da rival dizendo que onde está a inovação (em coisas como aumentar a tela).

Bônus: Sony contra a Nintendo

Não bastava a SEGA atacar a Nintendo nos anos 1990, mas a Sony também fez isso, em uma propaganda onde o Crash Bandicoot (na época era da Naughty Dog e da Universal Studios), ia até a sede da Nintendo e começava a provocar a Big N.

E você conhecia alguma dessas campanhas? Deixe nos comentários.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação