Como surgiu o termo RJ45?

Trago para vocês hoje, o motivo do cabo RJ45 ser chamado assim.

O nome verdadeiro do famoso cabo RJ45 que conhecemos no mercado, seria de “Conector Modular de 8 posições”. Mas aí vem a pergunta, de onde vem esse RJ45?

Lá atrás, nos meados dos anos de 1970, a Bell System criou um padrão de conectores e cabos chamado Registered Jack (abreviado como RJ). Já na década de 1980, os EUA expandiram a indústria de telefonia, e assim as especificações técnicas foram regulamentadas por lei.

Nokia Bell Labs

Com isso o padrão RJ começou a ser amplamente usado, onde podemos destacar o RJ11 (com 6 posições) e o RJ45S (com 8 posições). A confusão começou, pois, os RJ têm dois tipos de conectores, sem polarizador e com polarizador, e assim, existiria então a interface RJ45S com o conector 8p8c polarizado ou não polarizado.

Portanto RJ45S, é a denominação de uma interface, e não do cabo ou conector. Além disso, o conector 8p8c foi amplamente adotado, e começou a ser chamado simplesmente de RJ45, daí o nascimento da confusão.

Conector 8P8C

Então o termo “RJ45” que é usado para se referir ao conector 8p8s não polarizado, não está correto, mas como todos chamam assim, não precisa ficar “corrigindo” os coleguinhas rs.

Referência:

Bom pessoal por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação