Quais são as Vantagens e Desvantagens em usar o T-Cloud?

Hoje vou trazer um assunto um pouco polêmico, afinal vale a pena o T-Cloud?

Com a evolução da Tecnologia, muitas empresas tem migrado para a nuvem, e muitos analistas e programadores me perguntam sobre o que eu acho do T-Cloud, pois bem jovens, hoje vou falar das vantagens e desvantagens de um ambiente local, de um ambiente T-Cloud e qual vale mais a pena.

Ambiente Local

Esse aqui é o ambiente comum de antigamente a se utilizar o ERP Protheus. A grande vantagem nele, é que você controla absolutamente tudo, então toda estrutura de pastas e banco de dados ficam com o seu controle.

Se você tem uma equipe organizada de TI, como por exemplo, um analista de segurança, um analista de banco de dados e um analista de desenvolvimento, talvez seja o melhor cenário.

Pois o grande ponto negativo em usar um Ambiente Local seja a manutenção, como por exemplo, em comprar peças para o Servidor, comprar licenças de softwares (como Windows Server ou SQL Server), investir em profissionais com conhecimento específicos (como Oracle ou Linux) e principalmente, se proteger de ataques hackers, sendo que se eles te atacarem, podem facilmente criptografar os dados.

Ambiente T-Cloud

Agora vamos falar do T-Cloud, bom talvez o grande ponto positivo é a centralização das coisas, se você tiver uma equipe enxuta ou apenas 1 pessoa no TI, talvez seja interessante essa modalidade. Do Contrário se você planeja algo grande, talvez o estresse seja maior.

Pois para criar customizações, consultas SQL, etc… Tudo isso é bem oneroso, principalmente por causa do suporte da TOTVS, que talvez seja o calcanhar de Aquiles.

Ou seja, se você querer usar um ERP sem muitas customizações, e sem se preocupar com backups ou coisas assim, ai você pode usar o T-Cloud, porém se você quer criar relatórios, webservices, jobs e muito mais coisas extraindo o máximo do Protheus, você (ou a equipe) poderá passar um estresse tentando configurar VSCode e executar cláusulas somente via APSDU.

Existe algum outro meio termo?

Ah Daniel, eu gostei de ter total acesso como o Ambiente Local, mas também gostaria de usar na nuvem e não ter que me preocupar com infraestrutura do servidor, existe algum meio termo? Sim jovem, a Amazon e Microsoft oferecem serviços em Cloud, e talvez seja um cenário que você poderia experimentar.

Dessa forma, você tem o controle do Ambiente Local, não se preocupa com questões de infra, e pode viver sua vida tranquila.

Lembrando que as informações que passei acima, é da minha visão pessoal quanto ao uso do T-Cloud, pois eu já passei bastante estresse com o suporte da TOTVS, mas tudo depende, vira e mexe você cai em algum chamado que é super bem atendido. E outro ponto a se pôr na balança também, é o valor, já que o T-Cloud engloba infra estrutura, ERP e banco de dados.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

10 Responses

  1. Rodrigo Rodrigues Fernandes disse:

    Bom dia Daniel.

    Tudo bem ?

    Ótimo artigo. Sempre me perguntei sobre esse serviço da TOTVS. No meu trabalho, estamos estudando em migrar nosso ambiente para um cloud próprio. Alinharemos o melhor de cada mundo.

    Forte abraço e parabéns pelo portal.

  2. Delano Campos da Mot disse:

    Daniel, bom dia!

    Eu gostaria de saber se existe uma forma de criar uma API Rest para a cloud da Totvs? Ou, uma vez migrado, temos que ficar presos?

    Delano Mota

    • Dan_Atilio disse:

      Boa noite Delano, tudo bem?
      Não sei se entendi muito bem, mas assim, no próprio TCloud, você pode pedir para eles criarem AppServers REST ou SOAP, ai você consegue fazer suas customizações e APIs.

  3. Rodrigo Assis de Melo disse:

    O T-Cloud da Totvs é muito moroso e você não tem acesso direto ao banco de dados para extrair dados para o Power BI, se for migrar seu ERP para nuvem aconselho ir para outro data center que não seja o T-Cloud.
    Estou tendo muita dor de cabeça com eles, em relação a tudo, suporte, disponibilidade, acesso, enfim tudo que se refere ao acesso que você tem quando seu ERP está local.

    • Dan_Atilio disse:

      Sim, realmente o lance do PowerBI ou de qualquer outra ferramenta de Análise de Dados, fica amarrado com a estrutura interna.
      Obrigado pelo comentário e visão jovem.
      Grande abraço.

  4. Rogerio Carvalho disse:

    Eu li a matéria e os comentários. É sempre bom haver a crítica para podermos fazer uma avaliação. Minha empresa é do ramo do varejo. Imagine as lojas ficarem sem sistema pode mais de 20 min? Nem pensar…Também utilizamos Power-BI. Já vi que seria um problema tambem. Sem falar no problema da agilidade do suporte… Me parece uma boa idéia da Totvs mas percebo que precisam amadurecer mais o produto. Crescer de modo gradativo… Enfim… Vamos acompanhando.

  5. Elcilei Lopes disse:

    Boa Noite,

    Como faço para compilar Cloud ou usar a base para testar as customização?

    Att

Deixe uma resposta