Como é feito o MAC Address?

Hoje trago para vocês como é feito um endereço de MAC Address.

Lá atrás, nos primórdios dos computadores pessoais, os cientistas da Xerox, além do mouse, criaram os famosos endereços MAC (Media Access Control) para controlar os dispositivos que utilizariam as interfaces de rede.

Essa criação seria para controlar quem estaria usando a internet, e acabou sendo como um “CPF” para o dispositivo que usa a internet. Atualmente existem 6 conjuntos de informações, cada conjunto com 2 caracteres hexadecimais, que vão desde 00 até FF. Então cada conjunto possui 255 variações, ultrapassando 250 trilhões de combinações.

MAC Address

Os 3 primeiros conjuntos (ou 3 primeiros pares hexadecimais) contém uma faixa exclusiva do fornecedor que detém a faixa, e o restante dos números o próprio fornecedor que controla. Por exemplo, uma das faixas pertencente a Dell é a 00:0B:DB, então qualquer endereço MAC começado com isso, foi criado pela Dell.

As empresas então começaram a comprar mais faixas de endereço, a Dell mesmo tem mais de 127 faixas, nesse link tem a lista completa – https://gitlab.com/wireshark/wireshark/raw/master/manuf

E você, já conhecia algo sobre MAC Address?

Referência:

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação