A história da TOTVS

Trago para vocês hoje, a história da TOTVS.

Tudo começou em 1969, com um pequeno negócio para serviços gerais de informática, fundado por Ernesto Mário Haberkorn com o nome SIGA (Sistemas Integrados de Gerência Automática). Eles desenvolveram um sistema centralizado com o objetivo de automação de processos.

Em 1978, Laércio Cosentino começou a trabalhar na SIGA como estagiário de programador. Em 1983, ele consegue convencer Haberkorn, de se tornar seu sócio, mas em uma nova empresa, chamada Microsiga com foco em máquinas mais básicas e custando um décimo do valor cobrado pela SIGA.

Ernesto Haberkorn e Laércio Cosentino

Em 1989 foi lançado um plano de expansão por meio de franquias, expandindo a evolução da Microsiga. A partir de 1990 começam a expandir e a crescer exponencialmente no mercado brasileiro, tanto que em 1997 abrem a primeira unidade no exterior, na Argentina. Em 1998, procuram um parceiro internacional, que deu origem a parceira com a Advent International Corporation para a expansão no mercado externo.

Em 1999, foi lançado a linguagem AdvPL (Advanced Protheus Language), que foi desenvolvida durante 7 anos. E em 2003, começam a comprar outras empresas brasileiras, sendo que a primeira foi a Sipros no México.

Depois em fevereiro de 2005, compraram a Logocenter (era a 5ª maior empresa brasileira de ERP) e recomprou a participação da Advent. E dessa forma mudou-se o nome para TOTVS (que se lê TÓTUS, que vem do latim, sendo TOTALIDADE/TUDO/TODOS). Mas as aquisições não pararam, em 2006 foi a RM Sistemas, em 2007 a Mydibite e BCS.

Em 2008 comprou a Datasul. Com essa nova fase e se consolidando como líder no mercado brasileiro de ERPs, em 2011 criam a campanha “Share the new world / Compartilhe o novo mundo”, criando uma rede social corporativa, chamada byYou.

A evolução do Protheus

Em 2012 ela abriu um centro de soluções em computação em nuvem na Califórnia (chamado TOTVSLabs), e as compras não pararam, como a VirtualAge e Bematech.

Atualmente (2020) a empresa segue como uma das líderes do seguimento de ERP no Brasil, contendo com uma vasta gama de produtos e inovações. Da parte de tecnologia, podemos destacar a criação do TL++ e PO-UI, novas frentes que poderão ser tendências no futuro.

E você, conhecia a história da TOTVS? Deixe nos comentários.

Referências:

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação