Crônicas – O primeiro dia que copiaram conteúdo do Terminal de Informação

A primeira vez a gente nunca esquece rs…

É jovens, parece que foi ontem que eu comecei o Terminal de Informação… Mas eu comecei a trabalhar com blogs, desde meados de 2009, com as aulas do grande professor Flash no CTI.

Acontece, que desde essa época, ele sempre falou para gente que se nos basearmos em algo, utilizemos as referências originais nos nossos artigos na internet.

Professor Flash do CTI

Eu até posso ter cometido algum pecado de esquecer de colocar referências no Terminal de Informação, mas eu tento ao máximo sempre colocar. Então, vira e mexe sempre alguém vem pra mim e fala coisas como:

“Ow Daniel, ví um vídeo no YouTube, tá igualzinho o seu, até o Salve Salve do começo”

“Ow Daniel, ví um artigo em um site, e cara é seu fonte, só mudaram o nome e as variáveis”

“Ow Daniel, mandaram um fonte aqui no WhatsApp, mas eu já vi no seu site”

E por mim jovens, até fico honrado de pessoas usarem as coisas do Terminal, a única coisa que me chateia é quando não citam a referência de onde pegaram a informação.

Que tristeza rsrs

Para se ter uma ideia, um amigo meu uma vez, disse que veio a resposta de um chamado da TOTVS, e no vídeo que eles mandaram, eles estavam usando o Mini Fórmulas (link aqui), então até a TOTVS Matriz usa as coisas do Terminal rs…

Só que, sempre que algo está na internet, tem a cópia, e para ser sincero, a primeira vez que o Terminal foi copiado (que eu soube) com conteúdo em AdvPL, foi cerca de 1 mês apenas de diferença.

O fonte no caso, era um de data por extenso, onde eu publiquei em Fevereiro de 2015, e a outra página em questão em Março de 2015, confiram abaixo (na esquerda do Terminal, e na direita a cópia):

Fonte original a esquerda, copia a direita sem comentários e com nomes de variáveis diferentes

No caso, foi aquela velha clássica de copiar e tirar os comentários e mudar o nome das variáveis. Eu até cheguei a comentar no site deles, que seria legal colocarem a referência, mas não me responderam, rs…

Inclusive um cara veio uma vez, comentar para eu divulgar esse outro site de AdvPL, ai eu expliquei para ele, e que se os autores viessem falar comigo, e colocassem as referências, eu não teria problema nenhum… pois bem, esse jovem sumiu também rs…

Eu já devo ter cometido esse erro, e se cometi, e alguém souber de alguma página equivocada minha, pode entrar em contato que eu retifico… Quanto a vocês jovens, fiquem atentos aos sites que vocês acompanham, e se forem copiar algo, tentem sempre deixar a referência.

Esse é um artigo da coluna, Crônicas, se você gostou, deixe um comentário que irei publicar outras histórias no futuro.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

2 Responses

  1. Alexandre Delgado disse:

    Olá Daniel, td bem meu amigo ? Concordo plenamente com você, a referência é uma forma de respeitar o trabalho do outro.

    Quando um amigo me ajuda nos meus fontes eu coloco o nome dele, e caso o amigo tenha colocado eu deixo, pois é uma forma de respeitar quem te ajudou.

    Tenho fontes com o seu nome e nome de outros colegas de trabalho, pensando desta forma.

    Obrigado pela ajuda de sempre e gostei do artigo.

    Abraços,

    Alexandre Delgado

Deixe uma resposta