Hoje vou mostrar para vocês jovens, como desativar a indexação de arquivos offline no Windows.
Alguns computadores, quando utilizamos AD, e trocamos ele de lugar, outros usuários usam, tudo isso faz com que o Windows fique indexando arquivos de rede, como arquivos offline.
Mas por qual motivo o Windows faz isso? Quando você entra em um diretório de rede, e procura um arquivo do Excel ou Word, o Windows deixa essa informação indexada para que no futuro fique “mais rápido” caso você procure novamente.
O problema começa, quando alguns usuários já saíram da empresa (foram desativados do AD), e quando o Windows Search começa a reindexar, ele vai tentar indexar de todos os usuários, todos os arquivos offline, e isso faz com que a leitura e gravação do disco fique enorme. Geralmente causando problemas de performance, e se você for no Monitor de Recursos, vai constar lá, algo como C:\Windows\CSC.
Então nesse tutorial, vou mostrar como desativar esse recurso para melhorar a performance do computador (ainda mais se usar um disco comum).
- Abra o painel de controle e procure por Central de Sincronização
- Clique em Gerenciar arquivos offline
- Clique em Desativar, e depois reinicie o computador
- Após reiniciar, abra o Painel de Controle, e procure por Opções de Indexação
- Clique em Modificar
- Desmarque as opções de Arquivos Offline e confirme (se você quiser, deixe marcado apenas a pasta do usuário que está usando o computador em C:\Usuários\NomeDoUsuário)
- Clique agora em Avançado
- Em Solução de Problemas, clique em Recriar para ele refazer toda a indexação
- Agora basta aguardar um pouco (vai depender de quantos arquivos tem no computador), e se você quiser, já pode liberar o usuário para ir usando o computador
Referência:
Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.