Resolver o problema de indexação de Arquivos Offline

Hoje vou mostrar para vocês jovens, como desativar a indexação de arquivos offline no Windows.

Alguns computadores, quando utilizamos AD, e trocamos ele de lugar, outros usuários usam, tudo isso faz com que o Windows fique indexando arquivos de rede, como arquivos offline.

Mas por qual motivo o Windows faz isso? Quando você entra em um diretório de rede, e procura um arquivo do Excel ou Word, o Windows deixa essa informação indexada para que no futuro fique “mais rápido” caso você procure novamente.

O problema começa, quando alguns usuários já saíram da empresa (foram desativados do AD), e quando o Windows Search começa a reindexar, ele vai tentar indexar de todos os usuários, todos os arquivos offline, e isso faz com que a leitura e gravação do disco fique enorme. Geralmente causando problemas de performance, e se você for no Monitor de Recursos, vai constar lá, algo como C:\Windows\CSC.

Então nesse tutorial, vou mostrar como desativar esse recurso para melhorar a performance do computador (ainda mais se usar um disco comum).

  1. Abra o painel de controle e procure por Central de Sincronização

Central de Sincronização

  1. Clique em Gerenciar arquivos offline

Gerenciar arquivos offline

  1. Clique em Desativar, e depois reinicie o computador

Desabilitar arquivos offline

  1. Após reiniciar, abra o Painel de Controle, e procure por Opções de Indexação

Opções de indexação

  1. Clique em Modificar

Botão Modificar

  1. Desmarque as opções de Arquivos Offline e confirme (se você quiser, deixe marcado apenas a pasta do usuário que está usando o computador em C:\Usuários\NomeDoUsuário)

Desativando opções

  1. Clique agora em Avançado

Botão Avançado

  1. Em Solução de Problemas, clique em Recriar para ele refazer toda a indexação

Recriar indexação

  1. Agora basta aguardar um pouco (vai depender de quantos arquivos tem no computador), e se você quiser, já pode liberar o usuário para ir usando o computador

Referência:

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação