Crônicas – A história do AdvPLers

Hoje trago a história do surgimento do emblemático grupo AdvPLers.

Era uma tarde como qualquer outra, eu estava ministrando um treinamento de AdvPL intermediário na TOTVS Bauru, e nessa turma perguntaram algo como, “Professor, e quando o curso acabar, como poderemos tirar dúvidas rápidas ou debater sobre assuntos como fazemos aqui no curso?”, então foi quando eu tive a primeira ideia do grupo AdvPLers.

Nessa primeira fase, começou com um grupo de alunos meus no Skype, e se eu não me engano com o nome “AdvPLers – Amigos do Terminal de Informação”. Conforme eu ia dando cursos na TOTVS falava para meus alunos irem entrando no grupo e se quiserem adicionar outras pessoas poderiam ficar à vontade.

Professor? rs

Com o passar do tempo o grupo explodiu, e no seu auge bateu quase 250 membros do Brasil todo, porém conforme as mudanças do Skype (vinha apresentando lentidões, e perca de mensagens), nós decidimos migrar de ferramenta.

Na época, quem me ajudava nas respostas, nas ajudas e no controle do AdvPLers, era o grande Caio Henrique, e assim junto dele fomos para o Discord (em 2019), onde começamos um novo grupo de mensagens do Terminal de Informação.

Discord

Lá a expansão foi menor que no Skype, mas o fato de organizar conversas por tópicos, por temas, e até mesmo outras integrações chamou a atenção. Com isso, também convidei outro amigo para ser um dos moderadores no Discord, o grande Alison Kaique.

O último integrante veio um bom tempo depois do surgimento, fazia cerca de uns 3 a 6 meses que eu estava tentando convencer o Súlivan Simões a participar do Discord, pois ele participava bastante do Skype. E quando ele entrou, estava formada a equipe que cuidava do grupo AdvPLers.

Iniciativa Ving… quer dizer, AdvPLers

No fim do ano passado, distanciando mais o “AdvPLers” do “Terminal de Informação”, o grupo foi rebatizado para AdvPLers 2.0, e inclusive o Caio criou um grupo no WhatsApp, onde o nome agora é “AdvPLers no ZipZop”.

Hoje eu olho para o projeto, e o que começou pequeno com poucas pessoas, hoje ter várias pessoas se ajudando e saber que assim como o Caio, o Súlivan, o Alison e tantos outros, fizemos desse projeto realidade é algo que me enche de felicidade.

Caso você queira também entrar no grupo AdvPLers, o link para entrar é só clicar aqui – https://discord.gg/q3n25s2 .

E se você já fez, ou ainda faz parte do AdvPLers, quero agradecer pelo carinho não só pelo grupo, mas também pelo carinho ao Terminal de Informação.

Abaixo deixo o LinkedIn do pessoal que citei acima.

Esse é um artigo da coluna, Crônicas, se você gostou, deixe um comentário que irei publicar outras histórias no futuro.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação