5 inspirações para nomes das empresas de tecnologia

Hoje vou trazer 5 histórias de como surgiu o nome de algumas marcas famosas envolvendo Tecnologia.

Skype

O famoso mensageiro que foi comprado pela Microsoft, lá atrás quando a ideia começou, os criadores queriam criar um sistema que pudesse fazer ligações e chamadas utilizando a internet, seja de ponto a ponto (famoso peer-to-peer). Então como eles estavam criando um sistema que ficaria online, decidiram abreviar o Sky peer-to-peer, e ficou Skyper, porém o domínio skyper.com já estava sendo usado, então tiraram o r do final e ficou skype.com

Skype

Asus

O nome Asus deriva de uma figura da mitologia grega, o Pegasus. Porém assim como outras empresas que queriam destaque na busca (como Atari, Activision, etc), eles decidiram tirar o “PEG” e deixar apenas “ASUS” para ficar um nome fácil de ser lembrado e procurado (nas extintas listas telefônicas).

Asus

Apple

Segundo Steve Wozniak (cofundador da Apple), Jobs estava dirigindo entre Palo Alto e Los Altos, e falou o nome Apple Computer, Wozniak nunca perguntou o real motivo, sempre brincando também (como ele ter trabalhado em macieiras). O mais provável, é que a Maçã apesar de ser uma fruta simples é extremamente versátil podendo ser usada em receitas simples e complexas ou comer direto do pé, ou seja, servindo para inúmeros propósitos.

Apple

PayPal

Quando os criadores estavam pensando em criar o serviço de pagamentos PayPal, eles queriam focar o serviço em “pagar seu amigo”, em inglês, “pay your pal”. Assim, tiraram o Your, e ficou o famoso PayPal.

PayPal

Uber

O nome vem da palavra UberCab, que vem do Alemão Uber (acima de tudo) e Cab (táxi em inglês), pois os criadores pegaram uma tempestade em Paris, e não conseguiram pegar nenhum táxi. Depois retiraram a palavra Cab, e deixaram apenas a palavra Uber.

Uber

Referências:

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

Deixe uma resposta