Como resolver o problema de Databases em modo Suspect no SQL Server

Hoje vou mostrar uma dica de como resolver o problema se Databases internas do SQL Server estiverem com status Suspect (ou Suspeito).

Antes de começarmos, ressalto que o ideal é você ter sempre o Backup em dia das Databases, e que a solução apresentada aqui foi bem simples, porém se fosse um caso onde teríamos que voltar o Backup, seria uma situação bem pior, então deixe sempre o backup em dia (das tabelas internas do sistema também).

Ao abrir o SQL Server Management Studio, se você se deparar com a mensagem “Cannot display policy health state at the server level, because the user doesn’t have permission. Permission to access the msdb database is required for this feature to work correctly.”, significa que algo internamente no SQL está errado.

Mensagem de erro

Caso você expanda o gerenciador na esquerda, note se as databases internas ou até mesmo se o Agent, estão com uma exclamação ou com status comprometido.

Databases em modo Suspect

O próximo passo é encontrar mensagens de erro, procure pelos error log files, nesse link mostra como encontrar eles dentro da pasta Arquivos de Programas – https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/tools/configuration-manager/viewing-the-sql-server-error-log?view=sql-server-ver15

Você encontrando o arquivo, procure qual é o motivo da falha, no exemplo abaixo, foi alguma falha no disco.

Mensagens de erro a partir da linha 9 (marcada com Atilio)

A solução então, foi mais simples, bastou reiniciar o Windows Server e pronto, voltou tudo ao normal.

Porém fique atento, esse erro pode ser ocasionado por falhas em hardware, em versões antigas do SQL Server, ou até mesmo em uma invasão de sequestro de dados. Então fique sempre de olho e mantenha um backup dos seus dados.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação