Feliz dia do Professor

Como sabem, eu sempre tive o sonho de ser professor, e hoje trago uma singela homenagem aos profissionais que me ajudaram tanto.

Ficaria difícil citar todos os professores que tive, e acabar cometendo o pecado de esquecer algum, por isso, decidi citar alguns que marcaram a minha jornada como profissional de TI, a grande maioria dos que irei citar aqui fizeram parte do ensino técnico no CTI da Unesp de Bauru.

Bicudo (CTI)

O Bicudo foi nosso orientador de TCC, ele que era fissurado pelo mundo Microsoft, também era bastante visionário. Nosso projeto foi criar um robô usando Arduino, e desde o princípio ele nos apoiou e incentivou. Com ele eu aprendi que, independente dos obstáculos, siga seu coração.

Castro (CTI)

O Castro era uma figura, ele tinha um compilador no cérebro, e sabia Java como ninguém. Para se ter uma noção, ele foi nosso paraninfo, e no discurso ele fazia piadas como “Quando vocês saírem daqui, várias janelas vão se abrir, JFrame Open”. Com ele eu aprendi que, com muito esforço e estudo podemos dominar as tecnologias.

Comim (CTI)

Aqueles famosos exercícios de x pessoas em um avião, quantas eram fumantes? Na época eu me perguntava, o motivo de ver tanto exercício de lógica, e claro que hoje eu entendo que isso foi fundamental para meu crescimento como profissional da área. Com ele eu aprendi que, a lógica é a base da computação, mesmo sem computador algum.

Celso (CTI)

O “meu mentor”, o grande Celso, me inspirou a estudar muito sobre Linux e Linguagem C, sendo que essas duas paixões que me fizeram criar o Terminal de Informação. O Celso tinha um jeito carrancudo (mas era só por fora, ele era um amor de pessoa), ele nos forçava a pesquisar e aprimorar nossos conhecimentos. Com ele eu aprendi que, pesquisar e tentar são as chaves do sucesso nos desafios.

Katia (CTI)

A professora Katia, nos ensinou o “bê à bá” da programação, que todo programa segue uma estrutura, como os famosos Begin e End no Pascal / Delphi. Inclusive, eu mandei currículo para as mais diversas empresas, mas foi ela que me ajudou no meu primeiro emprego para dar aula para crianças, sou grato a ela até hoje por isso. Com ela eu aprendi que, simplicidade em desenvolvimento é tudo.

Luis (FATEC)

Grande Luisão, esse foi meu mentor no TCC da FATEC, diversas vezes mostrando algumas ideias mirabolantes que nem passavam pela minha cabeça. Ele nos ensinou a enxergar o mundo de modo mais simples, e na importância de entregar corretamente do que não entregar nada. Com ele eu aprendi que, prazos são essenciais para o sucesso de um cronograma.

Rafael Rubin (TOTVS)

Fica difícil creditar todos os professores que eu tive na minha jornada na TOTVS, porém vou deixar um agradecimento especial aqui ao Rafael Rubin, que mesmo trabalhando com Datasul, me ensinou muito sobre ERP e sobre comportamental. Com ele eu aprendi que, o equilíbrio da vida profissional e pessoal devem sempre existir em harmonia.

Rodrigo Flash (CTI)

Você sente medo de se apresentar em público? O Flash tem a solução para isso rs… ele nos ensinou a como nos comunicarmos, a como termos tranquilidade em conversas e apresentações, e principalmente a ter disciplina e comprometimento com os trabalhos (na matéria dele, tínhamos que criar um blog e manter conteúdo semanal durante todo o período letivo). Com ele eu aprendi que, com disciplina e comprometimento podemos quebrar inúmeras barreiras.

Vitor (CTI)

Vitão, o coração valente, gente boníssima, ele dava o sangue para ajudar quem quer que fosse, lembro que eu tinha um bug em uma calculadora em C#, o Vitão sentou ao meu lado, e ficamos vendo o código, depurando, testando… até que quase uma hora depois, encontramos o bug. Com ele eu aprendi que, persistência e humildade são virtudes essenciais para nosso caráter profissional.

Deixo aqui minha singela homenagem a todos os professores desse Brasil, obrigado por todo apoio e paciência conosco. Que Deus os abençoe grandemente.

Cena do filme “Ao Mestre com Carinho”

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

8 Responses

  1. Armando Neto disse:

    Bons ensinamentos os professores nos deixam.
    Excelente post, Atílio.
    Obrigado por compartilhar suas experiências.

  2. Chico Lopes disse:

    Homenagem digníssima à essa classe de profissionais tão importante na nossa formação. Parabéns a vc e a todxs xs professorxs!!!

  3. Rafael Rubin disse:

    Quase chorei aqui…. É muito gratificante saber que, de alguma forma, ajudamos a fazer a diferença. E Feliz dia dos Professores para você, Daniel, que tanto ensina para muita gente (afinal, você é o meu professor de ADVPL)!

  4. Marco Nagoa disse:

    que bão, gratatu Professor Daniel.

Deixe uma resposta