Entrevista – Eurai Rapelli (criador do UniversoAdvPL)

Continuando nossa série de entrevistas, converso hoje com um dos precursores de blogs voltados ao AdvPL, Eurai do UniversoAdvPL.

Há alguns anos, o primeiro contato que tive com o Eurai, foi através de uma rotina que eu fiz para integração com WebCam no Protheus. Rapidamente viramos amigos via Skype, e ele fez um fonte espetacular integrando essa rotina ao cadastro de clientes.

A lógica basicamente consistia em percorrer todos os campos da tela, e onde fosse um objeto gráfico de imagem, inserir essa imagem tirada pela WebCam. Ai nesse momento eu vi o monstro da programação que o Eurai é.

Sem mais delongas jovens, segue o bate papo com o grande Eurai Rapelli.


Daniel: Eurai seja bem vindo aqui ao Terminal de Informação. É uma honra conversar com um exímio programador, como você chegou ao mundo Protheus?

Eurai: Olá Daniel e a todos que acompanham o canal Terminal da Informação!

Meu nome é Eurai, tenho 31 anos e sou formado em Ciências da Computação.

Iniciei com computação por volta dos 11 anos, com cursos de informática e web design na Microlins e em outras escolas. Aos 16 anos fui contrato para trabalhar com auxiliar de manutenção de computadores e aprendi também um pouco de Delphi, na época versão 7; em seguida, pela mesma empresa fui alocado para trabalhar em um cliente como auxiliar de suporte CPD, foi nesse lugar que tive meu primeiro contato com Protheus, versão 8. Nesse mesmo período iniciei a graduação, com 17 para 18 anos. Após dois anos nesse cliente, me desliguei da empresa e voltei a trabalhar com manutenção de computadores e rollout, nesse trabalho viajava para trocar computadores, fui para Guarapari (ES), Mariana (MG) entre outras cidades. Voltei para segmento de Protheus com 21 anos, e é isso!!

Daniel: E como se especializou em AdvPL? Você possui alguma dica para quem está iniciando agora?

Eurai: Assim que voltei para o segmento, peguei firme nos estudos, utilizei apostila de ADVPL nível 1 e 2. Passava horas desenvolvendo rotinas e fazendo testes fora do trabalho. Aproveitava os fins de semana feriados e férias para estudar.

Referente a dica, primeiro a pessoa precisa entender qual por qual meio ela aprende melhor. Determinar alguns projetos que queria desenvolver e colocar a mão na massa. Terá muitas dificuldades, conforme continua aprendendo, ir colocando a mão no código para refatorar e incluir recursos.

Eurai programando

Daniel: Referente ao projeto UniversoAdvPL, como foi a concepção inicial e como decidiu compartilhar seu conhecimento com os outros?

Eurai: No período que inicie havia pouca informação na internet referente ao nosso segmento. Quando achava, havia muito conteúdo assim:

  • Coloca assim que funciona.
  • Coloca _RDM na frente.
  • ETC

Conforme fui aprendendo tive vontade de passar para frente esse conhecimento.

Daniel: Atualmente você está trabalhando em algum projeto novo ou algo relacionado ao UniversoAdvPL que você consegue nos contar um pouco sobre?

Eurai: Atualmente o portal universoADVPL se encontra sem conteúdo novo, porém, continuo fazendo os backups e lendo as perguntas.

Respondendo à pergunta, sim, tenho novos projetos referente ao universoADVPL.  Um deles é a liberação de alguns conteúdos exclusivo, o restante compartilho em breve.

Eurai em algum projeto nesse Brasilzão da massa rs

Daniel: Agora uma pergunta de um dos nossos internautas, o Súlivan Simões disse: “com a evolução do ERP, como por exemplo a mudança do ctree para banco de dados, o TLPP, o PO-UI, qual caminho você acha que o ERP está tomando em questão de customizações?”

Eurai: Gostei muito da mudança para o banco de dados, estava ansioso por isso, houve melhora de performance. Sobre o TLPP/TL++, não tive contato até o momento.

Pelo que li, visa acompanhar as linguagens atuais do mercado, com tipagem, namespace e outros recursos. Lembrando que no ADVPL podemos aumentar o tamanho máximo da variável com a função SetVarNameLen; outro ponto que li, é o que o MVC não funciona no TL++.

Sinto que o objetivo é acompanhar a mudança tecnologia do mercado, reestruturar o sistema para trabalhar como desktop, mobile e web. No front-end utilizar uma linguagem para ambas plataformas (PO-UI) e o TL++ se tornar o backend.

Atualmente o Protheus trabalha com o CSS (QT), não sei se pensam em mudar, o desafio seria grande e temos a preocupação com performance. Talvez alguma forma de transpilar o PO-UI para QT. Vamos esperar as novidades.

Em resumo, expandir para web e mobile e uma linguagem multiplataforma.

Daniel: Eurai, obrigado por conceder um pouco do seu tempo, se quiser divulgar aqui redes sociais ou links onde as pessoas podem te encontrar, fique à vontade.

Eurai: Obrigado pelo espaço disponibilizado Daniel, muitas vezes me ajudou com dúvidas e compartilhamento de informações.

Esclarecendo uma dúvida que me enviam, o domínio .COM não pertence mais a mim.

Segue link dos portais:


E você, o que achou da entrevista? Deixe nos comentários.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

4 Responses

  1. Carlos Sora disse:

    Trabalho com Protheus há quase 20 anos e encontrei excelentes programadores em Advpl. Mas quando conheci o Eurai, fiquei honrado, pq eu já conhecida o UniversoAdvpl. Quando comecei a trabalhar em projetos no dia dia, vi o quão monstruoso ele é. Além de ser super humilde, sem dúvida ele é um dia melhores do Brasil. Quando profissional que tenho a honra de tê-lo conhecido e participado de tantos projetos.

  2. Jorge Orlando disse:

    Daniel, gosto muito da parte de entrevistas do Terminal de Informação!

Deixe uma resposta