O que é e para que serve o TOTVS Printer no Protheus

O que é o TOTVS Printer? Onde vive? O que come? Hoje no Globo Repór… quer dizer, no Terminal de Informação rs…

Recentemente me perguntaram sobre a serventia do TOTVS Printer, e por qual motivo algumas impressões não funcionarem corretamente vindas diretamente do Protheus.

Basicamente para resumir, o TOTVS Printer, é um executável que devemos colocar dentro da pasta do smartclient / appserver, que é o responsável por fazer a impressão gráfica dos relatórios (FWMSPrinter, Excel, Códigos de Barras, etc).

Então se acontecer algum problema na geração de pdf ou algum comportamento estranho, pode estar relacionado ao printer.exe (como por exemplo gerar o arquivo .rel ao invés do .pdf).

Geralmente ao baixar o smartclient compactado, ele já vem com o printer.exe mais novo dentro. Mas um detalhe que venho frisar aqui, é que em algumas empresas que utilizam o TCloud, os analistas não colocam (ou colocavam) o printer.exe no pacote compactado do smartclient, então por consequência, os relatórios não geravam corretamente e por muitos desconhecerem o TOTVS Printer, achavam que era algo relacionado ao código fonte desenvolvido.

Pois bem, para baixar e atualizar o printer.exe, acesse o portal do cliente, vá em Downloads > Protheus > TOTVSTEC-FRAMEWORK > SMARTCLIENT, e procure pela palavra printer.

Procurando por TOTVS Printer

Faça o download do pacote, dentro dele terá o executável que deve ser colocado dentro da pasta smartclient, e coloque também dentro da pasta appserver (se você tiver um serviço de jobs ou webservices que geram relatórios relatórios).

E para saber a versão, abra a pasta via console / prompt de comando, e se for Windows, digite printer.exe -v, agora se for Linux ou Mac, digite ./printer -v.

Verificando a versão do TOTVS Printer

Abaixo alguns links de referência:

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação