Entrevista – Alan Cândido (Especialista de P&D na TOTVS S/A)

Na entrevista de hoje, iremos conversar com o lendário Alan Cândido, que já criou inúmeros recursos e features no mundo Protheus.

Na época do TDS, eu usava bastante o AC Tools / AC Ferramentas, que entregava alguns recursos interessantes para quem programava em AdvPL.

O responsável é o Alan Cândido, que trabalha na TOTVS desde 1996, e já esteve envolvido em diversos projetos da Matriz.

Então hoje confiram a entrevista com essa lenda do mundo Protheus.


Daniel: Alan, primeiramente é uma honra conversar com você, seja bem vindo ao Terminal de Informação. Você poderia se apresentar aos nossos leitores?

Alan: Grato pelas boas-vindas e o prazer é meu em poder falar com você e seus seguidores.

Meu nome é Alan “bródão” Cândido, 52 anos, casado há 25, com dois filhos e 4 cães. Estou na área a cerca de 35 anos (mais que a idade de muitos vocês 😉 ). Sou autodidata na maior parte do meu conhecimento, com formação nos níveis técnicos (onde aprendi a profissão) e tecnólogo. No começo da profissão diversifiquei as atividades profissionais em grandes e pequenas empresas, nos setores petroquímico, comercial, industrial, serviços em editoração eletrônica, ensino/treinamentos e software houses. Também em diferentes plataformas, tais como TK80 (meu primeiro computador, dado pelo meu pai), IBM-360/370 (mainframe), DEC Digital (super micro)*, CP500/CP600, Commodore, Amiga e PC´s (micros).

* O melhor sistema operacional e software básico que já trabalhei.

Daniel: Como você entrou no mundo TOTVS? Já conhecia sistemas ERP?

Alan: Entrei na TOTVS (ainda Microsiga, mas já uma das potências em ERP no Brasil), para trabalhar na área de tecnologia em 1996. Na época estava desempregado e ao procurar emprego em classificados de jornais (lembrem-se que ainda não existia WEB para as massas no Brasil), via bastante anúncio de “programador MAGNUS”, foi quando ouvi falar sobre ERP. Não fazia ideia do que era e nunca tinha visto um. No meio destes anúncios, vi um da Microsiga solicitando programador Delphi (sendo o correto Object Pascal), me candidatei e após 3 meses (já tinha desistido), fui chamado, fiz as entrevistas e comecei a trabalhar no meu primeiro projeto da Microsiga, o Protheus (que não tem nada a ver com o Protheus que conhecem).
Foi aí que soube o que era ERP e tive meus primeiros contatos com ele.

Alan atualmente

Daniel: Você poderia citar alguns projetos que já teve o envolvimento?

Alan: Como disse na resposta anterior, meu primeiro projeto na TOTVS foi o Protheus, que gosto de chamar de “Protheus Zero” e achava ele “lindo” e inovador. Ele era totalmente voltado à arquitetura cliente/servidor, com os processos definidos em banco de dados e desenvolvido em Object Pascal. Devido a mudanças na estratégia da companhia, ele foi descontinuado e a equipe realocada em outras áreas/projetos.

Com isso, desenvolvi o “SigaWF”, módulo responsável em fazer o fluxo de trabalho (workflow) com o mínimo de interação de usuários e quando necessário, via correio eletrônico, agilizando processos e facilitando a vida dos usuários do nosso ERP. Criei o embrião do “SQL-Protheus”, hoje o SQL embarcado, onde o desenvolvedor escrevia queries e stored-procedures, e ele traduzia para os diversos bancos suportados pelo ERP. Depois de algum tempo, a TOTVS criou o departamento de Business Intelligence, onde fui alocado e desenvolvi o módulo “SigaDW”, composto de interface e motor para a geração e manutenção de data warehouses e data marts. Salvo engano meu, foi o primeiro grande projeto 100% AdvPL/ASP, baseado em classes e utilizando conceitos de “Modelo-Visão-Controle” (MVC). Após alguns anos, voltei para a TEC, para trabalhar no “Developer Studio”, desenvolvido sob a plataforma Eclipse, que se tornou o novo IDE da TOTVS. Após várias versões e alguns anos nele, houve uma guinada no mercado e seguindo essa tendência, a TEC, iniciou o desenvolvimento da extensão para o VS-Code. O “TOTVS Developer Studio para VS-Code”, que é o projeto no qual trabalho atualmente.

Daniel: Agora uma curiosidade minha, falando sobre o AC Ferramentas, eu sou de Bauru, e aqui nós temos uma ferrovia (e eu sempre admirei trens), e me despertou a curiosidade, o logo do AC Ferramentas é a frente de uma locomotiva, como surgiu a inspiração (risos)?

Alan: Tenho três grandes paixões. Minha família, aprender e ferrovias (não necessariamente nesta ordem 😉 ). Quando comecei a fazer o “AC Ferramentas”, bolei alguns logotipos tendo como base essas paixões. Acabei escolhendo o trem, pois acredito que não fica tão pessoal, mostra força e versatilidade na atuação. Na minha opinião, nada indica mais progresso que ferrovias.

Caricatura do Alan

Daniel: Falando ainda do AC Ferramentas, hoje você está tocando algum projeto pessoal, ou pretende lançar essas features para o VSCode também?

Alan: Tenho diversos projetos pessoais nas áreas de IoT, robótica e marcenaria (alguns abertos e outros fechados). Todos como hobby. Também considero um hobby, que me dá muita satisfação, o desenvolvimento de ferramentas para outros desenvolvedores e em breve haverá o lançamento do “AC Ferramentas: Extensões para VS-Code e NodeJS ”, dando continuidade no “AC Ferramentas”.

Daniel: Alan, muito obrigado mais uma vez, se quiser deixar suas redes sociais ou uma mensagem para nossos leitores, fique à vontade.

Alan: Eu que agradeço. Gostei muito de fazer essa entrevista e relembrar os passos de minha carreira. Agradeço a gentileza de você me chamar de “lendário”, mas estou mais para “pré-histórico” :D, afinal trabalhei até com cartões perfurados.

Para nossos leitores, diversifiquem seus conhecimentos e áreas de atuação e nunca deixem de se aprimorar. Faça o que goste, e caso não esteja fazendo, faça o melhor que puder. Tenha certeza de que isso lhe abrirá portas.

Será um prazer conversar, manter contato com vocês e fazer novas amizades. Gosto de falar sobre qualquer assunto, exceto, como diz o dito popular, religião, política e futebol.

Um grande abraço e meus deixo meus contatos pessoais:

e-Mail: brodao@gmail.com
Vakinha para ajudar os animais: Quentinha para quem não tem um teto
GitHub: https://github.com/brodao
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/alan-candido/
Facebook: https://www.facebook.com/alan.candido2
YouTube: https://www.youtube.com/user/brodao

[:>} Alan Cândido ><>
Especialista de Pesquisa e Desenvolvimento
Expert Research and Development

.[====].[====].(----).(----).\___/.[___].]@|--Y\_
 _o__o___o__o___o__o___o__o___o_o___o_o___O___oo_\

E você, o que achou da entrevista? Deixe nos comentários.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

2 Responses

  1. Luis Felipe Oliveira disse:

    Parabéns pelo excelente conteúdo! Como sempre as entrevistas sempre incentiva-nos a buscar conhecimento e a sempre seguir a fazer o nosso melhor! Obrigado, Atílio!

Deixe uma resposta

Terminal de Informação