Entrevista – Cristian Regazzo (Analista de Sistemas)

A entrevista de hoje é com o grande Cristian Regazzo, que por um bom tempo manteve um blog sobre o universo Protheus.

Eu conheci o Cristian, há uns 4 anos atrás, sendo que nos tornamos bons amigos, inclusive ele foi um dos ganhadores de uma camisa do Terminal de Informação (no aniversário de 5 anos do Ti).

Conversávamos desde Protheus e AdvPL, até outros assuntos e tecnologias, como WordPress. Tanto que ele havia montado um blog voltado ao mundo Protheus, o Smart Siga.

Hoje iremos conversar com essa lenda do mundo Protheus, o Cristian Regazzo.


Daniel: Olá Cristian, primeiramente obrigado, seja bem vindo aqui no Terminal de Informação. Você poderia nos contar um pouco sobre você e esse mundão de tecnologia?

Cristian: Eu que agradeço a honra de poder participar dessa entrevista, já que, antes de sermos amigos, eu já acompanhava a muito tempo o Terminal de Informação. Bom eu já trabalho com tecnologia a 20 anos. Eu comecei na área de TI, trabalhando com manutenção de computadores em uma Software House. Como nessa Software House quase não dava problemas nos computadores, eu comecei a ficar com tempo ocioso, perguntei para o meu chefe, se eu não poderia aprender a programar, pois assim, poderia ajudar os programadores. E foi assim, a 20 anos atrás que eu comecei a programar com o Visual Basic com Banco de Dados SQL Server.

Daniel: E como você conheceu o ERP Protheus?

Cristian: Bom, o meu primeiro contato com o Protheus, foi em 2003, quando eu saí da Software House, e fui estagiar em uma empresa de Automação Industrial, na parte de TI. Nessa empresa, a Folha de Pagamento rodava no Advanced Protheus 6, e as demais operações administrativas eram feitas em outro ERP. E em 2004, fizemos toda a migração do outro ERP e da Folha de Pagamento, para o Protheus 8, e de lá para cá, nunca mais deixei de trabalhar com o Protheus.

Logo do blog Smart Siga

Daniel: Sei que no passado, você teve um blog envolvendo o mundo Protheus, como foi o processo de criação do blog, e quais os principais desafios e dificuldades?

Cristian: Eu por muito tempo mantive o Smart Siga, que por sinal foi alavancado graças a sua ajuda. Porém antes do Smart Siga, lá por volta de 2007, eu também tive, um outro blog. Ambos eram totalmente focados no mundo Protheus. Você sabe melhor do que eu, que manter um site com atualizações constantes, com conteúdo relevante e que realmente venha a contribuir com a comunidade não é fácil. Geralmente as pessoas não sabem o trabalho que dá, e as vezes até o custo que é, manter um site de tecnologia, até porque, todos os dias temos inovações, e no mundo Protheus, não é diferente.

Daniel: Após o Smart Siga, tem pensado ou desenvolvido algum projeto? Poderia nos antecipar em algo (sim, eu sou ansioso – risos)?

Cristian: O Smart Siga não “morreu” totalmente. Tenho alguns projetos em mente, e que logo logo sairão do papel. O projeto não é ter novamente um site nos moldes que era antes, mas a missão sim será a mesma, trazer conteúdo com qualidade e que agregue valor para as pessoas.

Daniel: Agora falando sobre opinião, o que você está achando do PO-UI como recurso de front-end do Protheus?

Cristian: Com certeza inovações sempre são bem-vindas, e com o PO-UI não é diferente. Inclusive estou estudando Angular, para converter algumas customizações que temos aqui na empresa, em PO-UI. Uma das minhas preocupações com o PO-UI, é que, o mesmo não venha ter o mesmo fim de algumas inovações que a Totvs lançou no passado, e acabaram descontinuadas. Mas a minha verdadeira preocupação, é que a Totvs está migrando algumas rotinas para PO-UI e com isso, está trocando o “padrão” de tela. E eu acho que isso, pode atrapalhar as pessoas que trabalham com o Protheus a muitos anos, e que sempre se adaptaram facilmente ao sistema, pois todas as rotinas mantinham o mesmo padrão de layout e operação.

Cristian com a camisa do Terminal de Informação

Daniel: Cristian, muito obrigado mais uma vez pelo seu tempo, teria alguma mensagem para nossos leitores?

Cristian: Eu que agradeço a você Daniel, pois me sinto um privilegiado de ser seu amigo, e de sempre que surge uma dúvida, termos o Terminal de Informação para nos auxiliar. Ao seus leitores deixo meu abraço, e que continuam a se nutrir de informações do Protheus em sites sérios, como o Terminal de Informação, e caso alguém queira entrar em contato comigo, basta mandar um e-mail para cmregazzo@gmail.com, que estarei à disposição para ajudar no que for preciso.


E você, o que achou da entrevista? Deixe nos comentários.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

8 Responses

  1. EVANDRO APARECIDO SANTOS disse:

    Dois mestres juntos. Grande entrevista. Parabéns. SmartSiga me salvou diversas vezes, assim como o terminal continua salvando.

  2. Rubem Cerqueira disse:

    Bom dia!

    Excelente entrevista!

    O cara é mostro!

  3. Bom dia blz
    Muito legal a entrevista
    Ele trabalhou comigo quando eu era coordenador de sistemas e TI da Yaskawa Eletric do Brasil

  4. Luiz disse:

    Parabéns ja tive oportunidade de ter dicas do Cristiam que me salvaram aqui na empresa. Excelente profissional.

Deixe uma resposta