Entrevista – Rafael Lobitsky (CEO – HF Consulting & Help Fácil)

Na entrevista de hoje, o bate papo é com o grande Rafael Lobitsky, CEO da HF Consulting, criador do famoso fórum Help Fácil.

O primeiro contato que tive com o Help Fácil, foi na época que eu trabalhava ainda na TOTVS Bauru, se eu não me engano, estava pesquisando no Google alguma rotina relacionada ao faturamento e/ou financeiro.

Fiquei maravilhado com aquele fórum, e com aquele espírito colaborativo dos usuários.

Pois bem jovens, hoje a conversa é com o Rafael, o homem por trás do Help Fácil. Confira abaixo nosso bate papo.


Daniel: Olá Rafael, obrigado por ter aceitado nosso convite aqui no Terminal de Informação, você poderia nos contar um pouco sobre você?

Rafael: Ola pessoal, é um prazer em poder falar um pouco de minha história e experiência com o mundo Microsiga de nome TOTVS hoje.

Sou formado em segundo grau de processamento de dados.

Faculdade de sistemas de informação.

Cursos de administração de rede e DBA (SQL) Microsoft. KA Solution ano 2000.

Dezenas de cursos MICROSIGA, PROTHEUS desde ano 2000.

(Sobre minha vida na informática) Eu comecei no mundo da informática em 1984 aos 7 anos aprendendo a desenvolver em basic pelo TK2000 do meu pai.

Computador TK2000

Um pouco da história do TK2000 quem quiser

Comecei a estudar lendo livros  de forma autônoma até conseguir montar vários programas em BASIC. Isso porque não existia internet e nem celular ainda.

Posterior com 13 anos em 1990 ganhei meu primeiro PC XT de 8MHZ com e 4MB de memória e HD de 80 MB. Era TOP na época. Monitor verde ainda. Nessa época existia uma internet por linha discada, mas muito difícil de estudar pela internet. Sempre por livros.

PC XT

Nele aprendi a instalar e programar em DOS, montar computadores, rede coaxial, etc.

Já na época dos computadores PC AT, comecei a programar em clipper onde em 1997 trabalhei em uma software house chamado FORNEXT em desenvolvimento de software para lojas na 25 de março de São Paulo.

Em meados de 1999 comecei minha vida no mundo Microsiga versão 4.07 sigadvanced, na empresa FORCELINE que hoje em 2021 é cliente de minha empresa. E ainda são os mesmos donos ate hoje. Mundo pequeno ne ?

Para desenvolver nesta época no Microsiga era no EDIT do DOS usando bastante clipper. ADVPL ainda estava no começo.

Fiz dezenas de cursos dos módulos do Microsiga mais voltado a parte de negócio. Programação nunca fiz curso, isso sempre aprendi sozinho. Fiquei nesta empresa por uns 4 anos quando estava na versão 5.07 onde deixava de chamar sigadvanced chamado simplesmente de Microsiga Protheus.

Em meados de 2004 fui trabalhar em uma empresa chamada DIVICOM. Nesta época o Microsiga era chamado de PROTHEUS versão 6.09

Foto da turma da época em 2004. Alguns desses colegas trabalham na HFCONSULTING desde então. (Rafael é o segundo da direita para esquerda)

Em meados de 2005 depois de absorver e organizar muito conteúdo sobre o Microsiga de nome Protheus na época, decidi criar o helpfacil.com.br

Isso devido muitas pessoas virem me procurar por conteúdo MICROSIGA PROTHEUS. Na época era muito difícil conseguir informações e aprender.

Com a vinda do portal helpfacil.com.br barreiras do conhecimento foram quebradas. Na época não entendia nada de html, javascrip e asp. Estudei no apostilando.com e montei o portal durante as madrugadas já que eu fazia faculdade e trabalhava ainda.

Mesmo sem propagandas o portal rapidamente teve mais de mil pessoas inscritas hoje com mais de 27 mil pessoas com mais de 1 milhão de e-mail enviados por mês e 60 mil visitas mês.

Em meados de 2006 montei a consultoria Protheus de nome HFCONSULTING que significa HELP FACIL consultoria TOTVS hoje. Hoje atendemos clientes de todo BRASIL nos sistemas DATASUL, RM, PROTHEUS e ERPFLEX. Desenvolvimento mobile , web . HFCONSULTING virou uma holding com mais 3 empresas abaixo sendo cada uma com sua especialização

HFBPO – Terceirização de departamentos, fiscal, contábil, financeiro, RH e TI. www.hfbpo.com.br

HFNET- Desenvolvimento de sites, plataformas web e aplicativo mobile. www.hfnet.net.br

HFSG – Parceira ERPFLEX para venda e implantação de ERPs para micro e pequenas empresas. www.hfsg.com.br

Helpfacil.com.br – Portal do conhecimento PROTHEUS. Desde 2005.

Rafael Lobitsky, CEO do grupo Help Fácil

Daniel: E como conheceu e entrou para o mundo Protheus?

Rafael: Conheci por acaso, quando em 1999 fui contratado para trabalhar numa empresa chamada FORCELINE em São Paulo.  La utilizam vários sistemas e um deles era o Microsiga sigadvanced na versão 4.07

Tinham me contratado na época para trabalhar com visual basic, já que eu também programava nesta linguagem na época.

Percebi que naquela época tinham uma alta rotatividade de analistas Microsiga. Eu me apresentei aos diretores da empresa Sr. Carlos e Sr. Hector, que eu tinha interesse em trabalhar com Microsiga. Pagaram alguns cursos e daí pra frente não parei mais virando muitas noites durante mais de 15 anos de minha vida. Trabalhado até hoje porém com minhas empresas.

Daniel: Falando agora sobre o Help Fácil, como surgiu a ideia de criar um fórum voltado ao ERP e a linguagem AdvPL?

Rafael: Ao longo de minha vida de forma autônoma eu sempre documentei meus conhecimentos. Percebi uma carência muito forte no mercado sobre conteúdo Microsiga hoje de nome PROTHEUS da TOTVS. Olhando mercado na época meados de 2004 era muito difícil conseguir qualquer conteúdo e tirar dúvidas sobre Microsiga. Com isso decidi montar um site simples com objetivo de ser um portal do conhecimento Microsiga com muito conteúdo, troca de experiências / dúvidas, empresas colocarem suas vagas focadas em Microsiga e profissionais incluírem seus currículos. Tudo por troca de e-mails. Muitos, mas muitos e-mails. Mais de um milhão por mês.

Daniel: Hoje o Help Fácil, é um dos maiores fóruns voltado ao mundo Protheus, você achou que o projeto iria chegar nessa magnitude?

Rafael: Nunca imaginei que a ideia de ajudar pessoas de graça no mundo MICROSIGA  hoje de nome PROTHEUS da TOTVS poderia fazer com que o HELPFACIL crescesse as estes níveis sem ajuda de ninguém , sem propagandas, sem investidores, somente com muitas horas de estudo, trabalho, noites sem dormir e sem finais de semana.

Graças ao portal HELPFACIL.COM.BR que todas as minhas empresas nasceram.

Aos poucos estamos criando vídeos falando sobre aplicações PROTHEUS, integrações WEB vs PROTHEUS e falando de negócios que envolvem aplicações TOTVS em geral.

Estamos estudando uma remodelagem completa do portal, moderno, com mais interações de todos. Acreditamos que a partir de 2022 deva entrar no ar e antes terá divulgações. No momento estamos analisando designer e elaboração de enquetes com toda comunidade para sabermos o que gostariam de ter nesse novo portal que estamos estudando em desenvolver. Estas enquetes estão sendo criadas a partir de março de 2021.

Confraternização da empresa em 2019, com corridas de karts

Daniel: Agora falando sobre a HF Consulting, vocês são TOTVS Partners, você poderia nos contar um pouco sobre a empresa e os seus principais produtos?

Rafael: A HFCONSULTING nasceu a partir do sucesso do portal HELPFACIL.COM.BR . Empresas, começaram a nos procurar devido o objetivo do HELPFACIL em ajudar as pessoas no mundo MICROSIGA hoje de mundo TOTVS.  HF CONSULTING nasceu em meados de 2006 com foco em sustentar o PROTHEUS e TI de clientes. Os clientes que estavam mais insatisfeitos com o ERP ou seu funcionamento, nos procuraram para que pudéssemos ajudar. Isso foi dando certo em meados de 2010 começamos a desenvolver soluções próprias com capital próprio. Exemplo de um sistema WEB chamado SGSHELP que o cliente consegui acompanhar tudo que nossos analistas estão fazendo a partir do smartfone ou computador. www.sgs-help.com.br . Isso ajudou a dar mais credibilidade porque em 2010 muitas empresas de TI faziam com que seus analistas assinavam OS em papel e o nosso já era eletrônico.

Em meados de 2012 criamos o produto GESTÃO XML PROTHEUS. Grande sucesso de nossa empresa até hoje. Além de arquivar os xmls e notas de serviço dentro do ERP PROTHEUS, efetua uma auditoria fiscal entre xml e docs de entrada, integra com os outros módulos através de entrada da nota fiscal de forma automática ou robótica (sem ser humano) ainda possui um BI interno.

Recentemente criamos um novo produto chamado imageconverter (www.imageconverter.com.br) responsável por ler PDFs notas de serviço convertendo em xml devolvendo ao nosso outro produto GESTÃO XML PROTHEUS. Futuramente irá ler contas de gás, luz, agua, telefone e integrar ao PROTHEUS de forma robótica também.

Com o crescimento da empresa, abrimos mais 3 novas empresas HFBPO (www.hfbpo.com.br), HFNET (www.hfnet.com.br) e HFSG (www.hfsg.com.br). Cada uma focada em uma especialidade.

Em 2017 Compramos um escritório próprio na Barra funda onde é nosso escritório central e abrimos um outro escritório na zona sul próximo a ponte transamérica em Santo amaro. Ainda temos um centro de treinamento em frente ao memorial da América latina chamado NFT – núcleo de formação tecnológica (www.nft.com.br).

Hoje somos parceiros TOTVS.

Daniel: Rafael, muito obrigado mais uma vez, gostaria de deixar uma mensagem aos nossos leitores?

Rafael: Pessoal, fica aqui meu abraço a todos e que se você tem um sonho mesmo que seja alto e pessoas não ajudem, nunca se renda, organize o objetivo por partes em forma de degraus. Focar em chegar no degrau, estudando e trabalhando muito que irá conseguir alcançar o próximo degrau até chegar ao seu TOPO. Hoje com 43 anos, contínuo em minha jornada subindo os degraus para um dia chegar ao TOPO.

Se você é do mundo PROTHEUS da TOTVS fica aqui um link que irá ajudar em seu conhecimento.

www.helpfacil.com.br

Para você ficar antenado em nossas soluções e negócio focado ao mundo TOTVS e tecnologia

Facebook

Youtube

Instagram

Um pouco sobre nossa empresa com especialidade em TOTVS , WEB e negócios.

(hfbr.com.br)

Meu linkedin

Rafael Lobitsky | LinkedIn

Achei muito bacana a iniciativa em mostrar ao mundo que pessoas normais podem conseguir ter sucesso através de objetivos traçados. Continuem com o belo trabalho para sempre incentivar mais pessoas a chegarem a seus objetivos.


E você, o que achou da entrevista? Deixe nos comentários.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

2 Responses

  1. Luis Felipe Oliveira disse:

    Parabéns, Atílio! Sempre acompanho as entrevistas e sempre me sinto motivado a seguir com os meus sonhos quando leio sobre as origens das lendas do mundo Protheus. Agradeço de coração a oportunidade e a excelente iniciativa! Todos os seus conteúdos são de alto nível! Obrigado

Deixe uma resposta