Entrevista – Luiz Alberto (Criador do Master AdvPL)

Hoje na nossa entrevista, iremos conversar com Luiz Alberto, criador do fórum Master AdvPL.

Um dos maiores fóruns e sites que abordam o universo AdvPL e Protheus, é o Master AdvPL. Lembro que conheci esse portal há muitos anos.

Hoje tenho a honra de conversar com Luiz Alberto da 3LSystems, criador do fórum Master AdvPL.

Espero que gostem da entrevista.


Daniel: Olá Luiz, primeiramente obrigado por ter aceitado o convite. Como surgiu seu interesse pelo mundo da computação?

Luiz: Obrigado à você Daniel, bom primeiramente acho que como todos os analistas, comecei com vários empregos, desde entregador de panfletos a entregador de pizza (e de bicicleta – risos), bom meu interesse em computação surgiu nos meados de 1989, trabalhava de office-boy em uma empresa de perícias contábeis em são Paulo.

Saia todos os dias carregando processos trabalhistas para entregar aos fóruns de São Paulo, o trabalho não era fácil, a mochila com os processos deveria pesar uns 15 quilos e eu com apenas 18 anos era magro demais.

Nos meus retornos da rua ao escritório, costumava ficar apenas aguardando a hora de ir embora e ficava sem fazer nada, até que um dia comecei a observar um rapaz digitando rapidamente em frente a um computador e o questionei sobre o que estava fazendo.

O nome dele era John, era japonês e um cara super humilde e prontamente me explicou o que estava fazendo, estava digitando as petições e resultados das perícias contábeis efetuadas em cada processo, era praticamente um texto feito no antigo WordStar (Dos 3.3).

Achei muito interessante e ele perguntou se eu tinha interesse em aprender, e falei na hora que sim, foi quando comecei a digitar alguns textos para ajudá-lo.

Comecei a gostar muito e nos meus horários de almoço, comia bem rápido, e comecei a praticar datilografia em uma máquina de escrever no escritório, junto com uma apostila deste curso.

Passei então a fazer todo meu trabalho bem rápido na rua e voltar para o escritório e começar a digitar as petições dos trabalhos efetuados e foi aí que comecei a me apaixonar por computação.

Deste início para a programação foi um pulo, comecei a devorar primeiro os livros de Basic, depois Clipper Summer 87 do nosso famoso José Antonio Ramalho.

E resumindo, passei por muitas outras linguagens e posso dizer até hoje, não mudaria em nada minha vida, adoro minha profissão.

Só queria deixar claro uma coisa também, não sou formado em ciências da computação como todos devem imaginar, não tenho o 2º grau completo, mas isso não me impediu de estudar e progredir na minha profissão, sempre estou antenado com novas tecnologias, nunca parei de pesquisar, por isso é claro, estudar é bom e indico a todos, mas mesmo sem estudo, posso dizer que todos somos capazes de aprender.

Luiz e sua esposa Marcelia com sua Shadow 750 ao fundo, com o que mais gostam de fazer, passear de moto

Daniel: E como começou a programar em AdvPL e conhecer o mundo Protheus?

Luiz: Era Gerente de TI em uma empresa de São Paulo, no segmento de distribuição, e todo o sistema ERP da empresa foi desenvolvido internamente, por mim e muitos outros programadores que passaram na época, sistema todo em Clipper, e muito bom por assim dizer, porém o problema do Clipper com muita informação era que direto e reto os arquivos de índices eram corrompidos e as tabelas .DBF não aguentavam muita informação e então a diretoria resolveu partir para um sistema mais robusto e com banco de dados relacional.

Depois de algumas apresentações ficou decidida a aquisição do Protheus Versão 7.10 na época, isso em 2003.

Tivemos toda a implantação e treinamento, efetuada por uma consultoria, o analista responsável por essa implantação era o Ewerton Tomaz, muito conhecido no mundo Protheus, e até hoje é um cara que respeito muito como profissional, conhece demais a ferramenta e me ajudou muito a entrar neste mundo Protheus, pra mim não foi muito difícil a parte de programação em AdvPL até porque já trabalhava com Clipper a muitos anos então foi mais tranquila esta migração.

Daniel: Qual foi a inspiração, ou a ideia de criar um fórum focando em AdvPL em um tempo em que existiam poucos sites abordando o assunto?

Luiz: Cara eu apanhei muito em relação a documentação e acho que até hoje continuamos apanhando né (risos), então surgiu a ideia de criar um site baseado no SUPERERP que era o mais conhecido da época, inclusive gostaria de agradecer ao Paulo Bindo, cara muito gente boa e humilde também, que tive o prazer de conhecer pessoalmente.

Então pensei, porque não criar um site para reforçar mais a divulgação de informação e também a disponibilização de fontes de exemplo e até soluções para o dia a dia dos analistas, que assim como eu, também precisa aprender diariamente a melhorar seu trabalho e também poder ajudar o pessoal que estava iniciando.

Foi aí que em final de 2008 adquiri o domínio masteradvpl.com.br e comecei este projeto de criação do site, com solução de dúvidas, fórum, downloads de fontes e assim vai.

Luiz e seus Filhos, da esquerda pra direita, Lucas, Leonardo e Henrique

Daniel: Hoje como você enxerga a evolução do projeto? Vocês estão preparando alguma coisa relacionada ao projeto?

Luiz: Cara atualmente o MasterAdvpl precisa de uma repaginada e voltar a divulgar coisas novas, estou sim com projetos de melhoria do site, uma mudança visual total e claro sem perder o principal objetivo que é compartilhar informação e ajudar todos os analistas desde o mais avançado como também aqueles que estão iniciando nesse ramo.

Estou em contato com algumas pessoas de Web para dar esta repaginada, mas isso ainda pode demorar um pouco, mas a ideia é essa sim, aprimorar o site.

Daniel: Falando sobre a 3LSystems, você poderia nos contar um pouco sobre as atividades da empresa?

Luiz: A 3L Systems surgiu em 2011 com a minha saída de uma consultoria a qual trabalhei em São José dos Campos, resolvi aproveitar minha bagagem de experiência e com a cara e a coragem abrir meu primeiro negócio.

Hoje já temos 11 anos e sempre focados em melhorias do sistema Protheus, sempre agregando novas tecnologias e sempre aprendendo dia a dia e repassando esse aprendizado a todos que estão conosco.

A 3L Systems hoje atende todo o tipo de segmento de empresas, desde uma empresa de Segurança Patrimonial a Grandes Indústrias Metalúrgicas.

Criamos grandes customizações e sempre respeitando o principal do sistema, toda a utilização de funções e tabelas são documentadas e sempre adotamos o padrão repassado pela Totvs, utilizando funções homologadas, e sempre recomendamos aos nossos clientes tentar utilizar o máximo padrão do sistema, Nosso lema é fazer o sistema Protheus Trabalhar por Você.

Segue Nosso Contato: lalberto@3lsystems.com.br / (12) 98256-5905

Algumas Customizações desenvolvidas por nossa equipe:

Luiz Trabalhando

Daniel: Luiz muito obrigado pelo seu tempo, gostaria de deixar alguma mensagem para nossos leitores?

Luiz: Gostaria sim e Obrigado pela oportunidade, em primeiro lugar quero deixar claro que ninguém é melhor do que ninguém, nesse caminho desde os meus 18 anos, conheci pessoas maravilhosas que me ajudaram nessa minha escalada profissional, mas infelizmente também conheci pessoas más que sempre tentaram me fazer desistir dos meus sonhos, mas uma coisa eu digo a todos, nunca desista do seu sonho, lute e nunca abaixe sua cabeça, tenha fé em Deus e com certeza Ele o ajudará, sempre que puder ajude um outro analista que está começando, faça da sua vida um livro aberto, para que todos possam andar juntos, e o mais importante, seja humilde em dizer “Eu Não Sei, Você pode Me Explicar ?”, isso com certeza demonstrará que você é uma pessoa aberta a novas informações e interessada em resolver quaisquer tipos de problemas.


E você leitor, o que achou da entrevista? Deixe nos comentários.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

14 Responses

  1. Rodolfo Palugan disse:

    Que trajetória impressionante! Parabéns, Atílio, por nos dar a oportunidade de conhecer mais uma lenda do universo Protheus. É sempre bom ser lembrado de que existem vários profissionais com a mesma mentalidade de vocês, de agir com humildade e sempre ajudar os que estão iniciando na área. Grande abraço!

  2. Fernando Vernier disse:

    Parabéns Daniel pela entrevista, bom eu sou suspeito para falar do Luizão, assim como o chamo desde que o conheci lá atrás no ano de 2011, já faz 10 anos de uma amizade muito enriquecedora, trabalhamos juntos em vários projetos e o Luiz me ajudou muito enquanto eu engatinhava ainda no mundo Protheus, costumo dizer que só enxerguei mais longe pois me apoiei sobre o ombro de gigantes, e Luiz foi um desses gigantes que me ajudou demais enquanto eu ainda engatinhava no mundo Protheus.
    Profissional altamente qualificado, íntegro, e de um conhecimento gigante no mundo Protheus, só posso desejar todos o sucesso do mundo a ao Terminal da Informação e a 3LSystems.

    Grande abraço.

  3. Alexandre Dantas disse:

    Tive o imenso prazer de trabalhar com o Luiz no início dos anos 90, quando desenvolvíamos sistemas em Clipper. Depois cada qual seguiu o seu caminho, até que em 2010 nos encontramos novamente, sendo que nessa ocasião o Luiz foi fundamental na implantação do Protheus na empresa na qual eu era o Gestor de TI.
    O Luiz é um exímio desenvolvedor, que conhece o Protheus e ADVPL profundamente. Porém sempre foi humilde e jamais deixou de ajudar a quem precisa.
    Tanto é verdade que agora em 2021 eu sou Gestor de TI em outra empresa/segmento/Estado e o Luiz novamente está nos ajudando na melhoria de nossos processos.

  4. Renan Druner disse:

    Bom dia!
    Quero parabenizar pela entrevista, excelente escolha.
    Trabalho com o Luiz desde 2013, profissional comprometido com a qualidade e entrega dos projetos. fontes bem documentados, e fácil entendimento.
    Estou no mundo Totvs desde 2007 e encontrar desenvolvedores com a qualidade e comprometimento no mesmo profissional é coisa rara..
    Abraço e ótimo trabalho.

  5. Karoline disse:

    Parabéns Luiz, parabéns por essa carreira incrível que vem construindo, parabéns por ser essa pessoa boa de coração, humilde, com um caráter impressionante. Não tenho duvidas que você vai longe e esse é só o começo.

  6. Edson Fonseca de Matos disse:

    Muito boa essa entrevista! Sou do universo Totvs a 8 anos, mas foi nos últimos 4 anos que me aprofundei mais com o incentivo do Luiz, um cara super prestativo e parceiro. Hoje com apoio dele tenho minha própria consultoria e pretendo cada dia mais aumentar meus conhecimentos e clientes.

  7. HENRY CHARRIERE CARVALHO NASCIMENTO disse:

    Falar do Luiz é sempre bom! Conheci ele pelo masteradvpl já tem um bom tempo. Desde de então não é só um parceria profissional, tenho o prazer de dizer que somos amigos.

    Abreaços.

  8. Ramilson Sobral disse:

    Parabéns pelo exemplo e perseverança.

  9. Naor Rocha disse:

    Parabéns Luiz pela sua trajetória!! Como seu cliente posso dizer que estamos bem assessorados, com altíssimo nível técnico, pró-atividade, responsável e pontual no cumprimento de prazos!!

  10. Daniel Gonçalves Jr. disse:

    Parabéns, acompanho o site há muito tempo, sempre tem uma dica excelente para resolver algum pepino que aparece. Todo dia há algo para aprender, mesmo com experiência de mais de 22 anos em Protheus e Advpl. Grato pela dedicação e humildade Luiz Alberto.

  11. Cara, Luiz é uma pessoa ótima, e sabe muito de ADVPL. Gente boa demais.

  12. Glaucia Siqueira disse:

    O Luiz esta sempre atento em novas melhorias e identifica oportunidades e propõe sempre as melhores alternativas para seus clientes. Não se limita somente a cumprir as suas tarefas sempre está disposto a nos ajudar e atualizar. Parabéns pela sua trajectória.

  13. Alexandre disse:

    Tive o prazer de trabalhar em um projeto, ótimo profissional e sempre disposto ajudar.

  14. Alan Pacheco disse:

    O cara manja mesmo.

Deixe uma resposta