Você já precisou importar várias imagens de uma vez para o repositório do Protheus e já vincular aos produtos?
Foi desenvolvido uma rotina facilitadora de importação de imagens para o cadastro de produtos (mas essa rotina pode ser aproveitada a lógica para usar como importação de fotos de funcionários por exemplo).
Abaixo vamos ver o passo a passo de como utilizar.
- Primeiramente, via SQL iremos conferir o campo B1_BITMAP, notando que esta vazio para todas os produtos
- Depois iremos baixar algumas imagens e deixar na pasta C:\importacao, renomeando os arquivos deixando o nome deles igual o código do produto (mude apenas o nome do arquivo, não mude a extensão)
- Agora pelo Protheus, abra a rotina, e será exibido uma tela para selecionar a pasta que será processada
- Após o processamento será exibido uma mensagem de log
- Então via SQL, vamos confirmar e ver se o campo foi preenchido
- Quanto a pasta, os arquivos que deram certo, automaticamente foram para uma subpasta chamada importados
- Por último, ao visualizar o produto no sistema, note que a imagem está vinculada a ele
Esse é um Fonte Premium, disponível para os assinantes dos Cursos do Terminal de Informação (assinatura de R$ 29,99 ao mês).
Ou se preferir, compre esse fonte premium por R$ 239,99 de modo avulso pelo Mercado Pago clicando aqui (após realizar o pagamento, nos envie o comprovante via e-Mail).
Observação, abaixo o link das 3 imagens que baixei:
- https://socanetaspersonalizadas.com.br/?attachment_id=37737
- https://br.pinterest.com/pin/728738783438761211/
- http://www.pngall.com/banana-png
Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.
Mais um excelente fonte!!! Além dos cursos que são muito bons.
Opa, obrigado pelo comentário e feedback Edivaldo.
Grande abraço.
E para fazer o contrário? Visualizar uma foto, que já esta no Protheus, fora dele?
Boa tarde Júlia, tudo bem?
Sim, existe a função RepExtract.
No qual você passa o campo (por exemplo, SB1->B1_BITMAP), e qual será o nome do arquivo a ser gerado.
Nesse link tem um exemplo: https://terminaldeinformacao.com/2019/10/24/como-adicionar-uma-imagem-dinamica-em-um-modelo-dot/
Fiz uma rotina pra fazer essa carga via job, utilizando a função FWBmpRep, a rotina está fazendo a carga apenas no repositório .BMD e não carrega para o banco de dados, você saberia dizer o que pode está ocorrendo?
Bom dia Jerfferson.
No caso, no Protheus, o repositório de imagens, ou você usa o arquivo .BMD ou você usa o Banco de Dados.
Os dois ao mesmo tempo não é possível.
Para ver como usar no banco de dados, a documentação está disponível em https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=240977325 .
Abraços.