Qual a diferença entre trabalhar em Consultoria ou em Cliente ou como Autônomo

No artigo de hoje, vou falar um pouco sobre diferenças entre os tipos de trabalho para quem desenvolve em AdvPL.

Como muitos de vocês sabem, eu trabalhei alguns anos na TOTVS Bauru, depois trabalhei como CLT em um cliente TOTVS, e hoje trabalho como autônomo pela Atilio Sistemas.

Algumas vezes, uns alunos me perguntam quais são as diferenças, vantagens e desvantagens, etc… e é isso que vou demonstrar hoje.

Antes de começar os pontos, detalho que aqui, são visões e experiências pessoais, que cada lugar pode ser diferente, e independente das vantagens e desvantagens, você deve avaliar se você está feliz onde você trabalha, se sim, isso é o que importa.

O que importa é trabalhar feliz

Consultoria

O ritmo em uma consultoria é muito rápido, onde cada semana, cada dia você está em uma empresa diferente, com um foco diferente (por exemplo, em uma empresa você irá ver coisas de Estoque, em outra coisas de Faturamento e assim por diante). Eu recomendo, pois além de aprendizado constante, geralmente existe um plano de carreira bom e diferenciado do mercado.

Bora trabalhar muito

A grande vantagem com toda a certeza é a experiência que você adquire, pois você irá visitar inúmeras empresas, em inúmeros projetos e frentes diferentes, e cada dia é um desafio.

A grande desvantagem é que se você (assim como eu), não consegue falar não, você acaba vivendo para o trabalho, pois como a rotina é frenética, você vai se ver trabalhando aos domingos e feriados com uma certa frequência.

Trabalhar em Cliente

Se você tiver a oportunidade, eu recomendo grandemente trabalhar em um cliente que tenha Protheus, dessa forma você irá aprender muitas coisas como regra de negócio e até mesmo sobre a infraestrutura do Protheus (como as pastas, serviços, dbaccess, etc).

Calma, já estou acabando o relatório rs

A grande vantagem é ter sempre demandas e atividades relacionadas ao Protheus, umas mais urgentes que as outras, mas geralmente sempre com tempo de desenvolvimento.

A grande desvantagem é que se a empresa não tiver um foco em Tecnologia, em pouco tempo você pode sentir necessidade de aprender coisas novas e ficará segmentado as implantações e recursos relacionados ao Protheus implantado.

Trabalhar como Autônomo

Para quem trabalha como autônomo, sabe que às vezes nosso trabalho é como de um lobo solitário, vamos ao cliente, analisamos as situações problemas e temos que dar a melhor solução possível. Caso você goste da liberdade eu também indico a experiência de se trabalhar como autônomo.

Tá pegando fogo bixo

A grande vantagem (assim como citei anteriormente) é a liberdade que você tem, seus horários e compromissos são mais flexíveis. E dessa forma, você consegue ter uma qualidade de vida melhor também.

A grande desvantagem de se trabalhar como autônomo, é que se você não ter uma agenda previsível, isso vai afetar seu fluxo de caixa, e você precisa antecipar e tentar conseguir agendas e projetos a médio e longo prazo.


Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

4 Responses

  1. Silvano Silva Silvestre disse:

    Boa!
    Tudo bem esclarecido, assim evitamos aquela maxima quando alguem perguntar:
    “Trabalha com oq?”
    Resposta…
    “Com vontade de ir embora…”
    hauahuahuahauhua

  2. Existe também aquela variação de consultoria com cliente, onde vc pertence a uma consultoria mas fica alocado full time em um cliente.. as vezes por anos a fio… aliás grandes empresas estão preferindo esta modalidade hoje em dia.. ao invés de assumir todo a carga tributária de um CLT.. Excelente artigo !

Deixe uma resposta