Como importar um arquivo txt ou csv via APSDU

No artigo de hoje, vou mostrar como importar um arquivo txt ou csv via APSDU

Recentemente eu mostrei como gerar txt/csv via APSDU, hoje irei mostrar o processo inverso, em como importar esse tipo de conteúdo via APSDU.

Antes de mais nada, tanto faz se a extensão for csv ou txt, porém uma informação importante é o número de colunas, então se uma tabela tem por exemplo, 200 campos, você vai ter que informar essas duzentas colunas a cada linha que será importada (claro que você pode deixar o conteúdo em branco). Caso você queira gerar um exemplo de txt ou csv, utilize o link citado no parágrafo anterior.

Obs.: Esse tutorial é indicado para importar tabelas customizadas, evite importar tabelas padrão, pois isso pode afetar a integridade dos dados, foi usado a SBM (grupo de produtos), apenas a título de exemplo.

  1. Edite o arquivo que você irá importar, alterando as informações e depois coloque ele em algum lugar da Protheus Data (se necessário, remova espaços em branco antes da vírgula para não impactar no Append de informações, por exemplo, ao invés de ” 01 , Daniel , Teste” deixar como “01,Daniel,Teste”)

Exemplo do arquivo txt que será importado

  1. Agora no APSDU, abra a tabela que você vai fazer a importação, clique em Útil > Append From

Opção Append From

  1. Na dialog do Append, aponte para o Driver TXT, no caminho aponte para o arquivo que será importado e nas opções coloque delimitador e no nosso caso iremos usar a vírgula

Selecionando o arquivo dentro da Protheus Data

  1. Ao confirmar, será exibido uma mensagem de sucesso

Mensagem ao finalizar o Append

  1. Por fim, note que a tabela agora contém os novos registros que estavam no arquivo

Exemplo dos registros importados

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação