Como usar o COUNT com CASE no SQL Server

No artigo de hoje, vou demonstrar como fazer um COUNT com CASE WHEN no SQL Server.

Se você já precisou contar registros no SQL Server, sabe da utilidade do comando COUNT, mas e se você precisar utilizar uma condição para contar os registros, algo como um CASE WHEN, como fazer?

Pois bem pessoal, o COUNT retorna a quantidade de registros não nula de uma expressão, então se você quer contar os registros com uma condição, você tem que definir a regra do se / caso, e não pode ter um else.

Por exemplo, de todas as notas fiscais do período, quero contar todos os registros, e comparar com a quantidade de devoluções.

Para fazer isso, dou um SELECT na tabela, em uma das colunas eu uso COUNT para ver o total de registros, e na segunda coluna eu uso COUNT com CASE, retornando o número do documento (caso queira, é possível usar um DISTINCT também caso a query esteja em agrupamento). Abaixo a query:

SELECT
	COUNT(F2_DOC) AS TOTAL_DOC,
    COUNT((CASE WHEN F2_TIPO = 'D' THEN F2_DOC END)) AS TOTAL_DEV
FROM
	SF2010 SF2
WHERE
	F2_FILIAL = '01'
	AND F2_EMISSAO >= '20210501'
	AND F2_EMISSAO >= '20210531'
	AND SF2.D_E_L_E_T_ = ' '

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação