Criei uma tela no Protheus, porém nenhum registro é exibido, o que pode ser?

Na dica de hoje, vamos mostrar o que pode ser quando uma tela não exibe nenhum registro em um browse.

Uma dúvida que alguns alunos sempre me perguntam, é que eles criam uma tabela customizada, aí criam uma rotina para cadastrar registros nessa tabela.

Porém, mesmo incluindo registros, e até consultando no SQL que existem tais informações, ao abrir a tela principal (aquela com browse, que tem os botões de incluir, alterar, visualizar), nenhum registro é exibido.

Pois bem jovens, esse problema é devido as configurações dos campos dessa tabela. Para a montagem da tela, na parte do Browse, o Protheus vai percorrer todos os campos dessa tabela, e só vai mostrar o que “estiver” configurado para mostrar.

Para isso, é bem simples corrigir:

  1. entre no Configurador (SIGACFG), vá em Base de Dados
  2. Navegue até encontrar a sua tabela
  3. Clique em Editar na tabela
  4. Vá nos campos que devem ser exibidos no Browse, e clique em Editar
  5. Na edição do campo, vá na aba Uso
  6. Nessa aba, existem 3 opções: Uso (define se o campo será exibido no cadastro nas opções de incluir, visualizar, alterar e excluir), Obrigatório (define se o campo será obrigatório no cadastro) e Browse (define se a coluna será exibida na navegação do Browse)
  7. Marque a opção Browse, e repita o procedimento para os outros campos que você quer exibir no Browse

Opção browse na criação do campo

Resumindo, para que as informações sejam exibidas no Browse, é obrigatório pelo menos 1 campo estar marcado a opção Browse conforme os passos 4 a 7 descritos acima.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação