Como ativar ou desativar as opções de planilha de um TReport

Você já precisou deixar uma única opção no tipo de planilha no TReport? Saiba como fazer no artigo de hoje.

Ao criar um relatório em TReport, uma das opções de geração é em Planilha. Além disso, é possível escolher entre 4 tipos de exportação, sendo: Normal, Suprimir linhas brancas e totais, Formato de Tabela e Formato de Tabela XLSX (essa última, para as LIBs mais recentes).

Pois bem, o que perguntaram uma vez, era se não tinha alguma forma de trazer sempre a opção Formato de Tabela como default. Então Jovens, trazer como default não, mas o que podemos fazer por exemplo, é deixar somente ela ativa, dessa forma ao usuário abrir a configuração do TReport, já vai trazer o Formato Tabela como opção padrão.

Para fazer isso, dentro do seu ReportDef, logo após criar o seu TReport, iremos usar o método SetTpPlanilha, e só iremos passar .T. na posição referente ao formato Tabela. Além disso, iremos usar o método SetDevice como 4, para que ao usuário abrir já venha na opção selecionada como Planilha.

//....

//Criacao do componente de impressao
oReport := TReport():New( "AESTR01",;
	"Produtos x Fornecedores (com urgência)",;
	,;
	{|oReport| fRepPrint(oReport),};
	)
	
//Definições do Report
oReport:SetTotalInLine(.F.)
oReport:lParamPage := .F.
oReport:oPage:SetPaperSize(9)

//Definicoes da fonte utilizada
oReport:cFontBody := "Arial"
oReport:SetLineHeight(50)
oReport:nFontBody := 8

//Aqui iremos deixar como selecionado a opção Planilha, e iremos habilitar somente o formato de tabela
oReport:SetDevice(4) //Planilha
oReport:SetTpPlanilha({.F., .F., .T., .F.}) //Formato Tabela {Normal, Suprimir linhas brancas e totais, Formato de Tabela, Formato de Tabela xlsx}

//....

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação