Como configurar WebApp no Protheus

No artigo de hoje, vamos demonstrar em como configurar o Protheus para executar direto no navegador via WebApp.

  1. Acesse suporte.totvs.com, depois vá em na seção de Downloads, e acesse TOTVS Linha Protheus > TOTVS Tec Framework > Smartclient
  2. Baixe o WebApp conforme a versão do sistema operacional ( nesse link esta a para Windows x64 – https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/1031467 )
  3. Após fazer o download, descompacte, terá um arquivo webapp.dll (ou webapp.so se for Linux), copie esse arquivo para dentro da pasta AppServer
  4. Crie uma pasta chamada “webapp” dentro da pasta do AppServer com a dll colada do tópico 3
  5. Abra o arquivo appserver.ini, e adicione a chave de WebApp colocando uma porta disponível (no nosso caso iremos usar a 8099)
[WEBAPP]

Port=8099
  1. Agora, reinicie o serviço do Protheus
  2. Abra o navegador e na URL, coloque o endereço de IP com a porta 8099, o resultado será similar ao abaixo

Tela inicial ao acessar pelo navegador

  1. Agora, você pode usar normalmente, acessando as rotinas no sistema (somente rotinas que usem arquivos locais que podem não funcionar corretamente, pois aqui ele usa o navegador como base)

Exemplo de navegação ao acessar o Pedido de Compras

Obs.: Esse artigo foi baseado na documentação oficial do TDN – https://tdn.totvs.com/display/tec/WebApp+-+Configurando+nativamente+o+Application+Server+como+servidor+Web

Update Outubro de 2023:

Recentemente mandaram um exemplo no nosso grupo do WhatsApp, caso você queira inibir a tela de programa inicial, basta você informar o último programa, o ambiente e a definição para inibir, conforme exemplo abaixo:

[WEBAPP]
Port=8099
HideParamsForm=1
LastMainProg=SIGAADV
EnvServer=SEUAMBIENTE

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação