Visualizar a lista de fontes de um RPO via VSCode

No artigo de hoje, vamos ver uma dica bem rápida, de como visualizar os fontes dentro do RPO usando o VSCode.

Recentemente, o grande Tiago Fascina, me perguntou como fazer pra ver os fontes do RPO dentro do VSCode, para poder gerar uma lista para analisar e enviar em chamados que a TOTVS solicita.

Para isso, é bem simples o procedimento, vamos lá.

  1. Abra a palheta de comandos do VSCode através do atalho Ctrl + Shift + P
  2. Procure por “inspetor” ou “inspector”

Procurando na palheta de comandos

  1. A opção inspetor de funções traz o nome da função, o nome do prw, a linha e se é customizada ou padrão (custom ou default). Já a opção inspetor de objetos (que é a que geralmente solicitam em chamados) traz o nome do arquivo, a data e se é customizada ou padrão
  2. Para fazer o download o arquivo, clique no ícone com uma seta para baixo

Acessando a opção para baixar a lista de inspetor de objetos

  1. Ele vai gerar um arquivo com a lista, ai basta você salvar esse arquivo e anexar em um chamado

Lista gerada em txt

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

4 Responses

  1. Yuri disse:

    Como fazemos para visualizar um fonte padrão Protheus?

    • Bom dia Yuri, tudo bem?

      Não sei se entendi a pergunta, mas no Inspetor de Objetos, o que tiver marcado como “Default” é padrão do Protheus, e o que tiver como “Custom” é customização.

      Agora se você quer ver o conteúdo de um código fonte do Protheus, tipo ver as linhas e tudo mais, ai tem 3 formas oficiais:

      1. Se for um fonte de relatório, você pode baixar gratuitamente no Portal do Cliente da TOTVS, nesse tutorial tem um pequeno exemplo: https://terminaldeinformacao.com/2019/03/16/como-baixar-fontes-padrao-de-relatorios-e-transforma-los-em-user-function/

      2. Você ser um analista interno da TOTVS Matriz ou Filiais

      3. Você ser um analista externo de franquia / partner, e conseguir a Chave de Ouro (na época que eu trabalhava na TOTVS, tinha uma série de requisitos para cumprir para você conseguir esse acesso, hoje não sei como que esta esse processo de Chave de Ouro)

      Abraços.

  2. Yuri disse:

    Obrigado, Dan. Tudo show e você?

    Minha dúvida era sobre o código fonte mesmo. No caso não sou da TOTVS nem sou franqueado/partner.. Já vi que não tão cedo será possível.. rsrs

    Valeu, até mais!

Deixe uma resposta

Terminal de Informação