O que causa o ERR0034 no Windows ao abrir o Protheus

Nesse artigo iremos demonstrar como resolver o erro ERR0034 no Windows ao abrir o Protheus.

Se ao abrir o Protheus, você se deparar com a seguinte mensagem:

ERR034: Error, Decimal separator and Group separator (also know as Thousand separator) cannot be the same. Change them at windows control panel before using this program

Mensagem do erro

O que acontece é que nas configurações do sistema operacional, tanto o separador de milhar como o de casas decimais, estão usando o mesmo caractere. Por exemplo, os dois estão usando “.” (ponto). Sendo que uma tem que ser “.” (ponto) e o outro tem que ser “,” (vírgula).

Então para sanar, faça o seguinte procedimento:

  1. Clique em Iniciar e procure por Região e abra (ou vá manualmente no antigo painel de controle)

Procurando pela opção Região

  1. Clique no botão Configurações Adicionais

Acessando o botão Configurações Adicionais

  1. No símbolo decimal deixe a vírgula e no símbolo de agrupamentos deixe ponto. Ou você pode clicar em Redefinir para voltar ao padrão. E depois clique em Aplicar

Redefinindo as informações

  1. Agora é só usar o Protheus

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

2 Responses

  1. Ricardo disse:

    Boa dica Dan, A TOTVUS, com a sua linguagem ADVPL, é uma maravilha, principalmente para quem já trabalhou com Clipper, ao mesmo tempo que trás novidades no ERP, trás um grande saudosismo.
    Problemas como o que você citou também podem ser resolvidos diretamente na programação, correto ? Isso seria interessante para quem não deseja alterar as configurações padrão do Windows.
    Obrigado pelo conteúdo.

    • Bom dia Ricardo, tudo joia?
      Primeiramente obrigado pelo comentário e feedback.
      Então, como a mensagem já aparece ao abrir o Protheus (sem ainda aparecer a tela de login nem nada), eu suponho que para resolver via programação, teria que mexer nas configurações internas do Windows via linha de comando, seja em um Batch File, um PowerShell ou alguma outra linguagem para manipular tipo o Regedit.
      Um grande abraço.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação