Como criar campos ou aplicar UPDDISTR em um ambiente TCloud

No artigo de hoje vamos demonstrar em como criar campos ou aplicar alguma atualização via UPDDISTR em uma base TCloud (ou TOTVS Cloud ou T-Cloud).

Certas vezes precisamos aplicar atualizações na base de dados, e não pode ter nenhum usuário logado usando o sistema. Então iremos exemplificar o procedimento abaixo.

  1. Certifique-se que não tem outros usuários utilizando, se tiver mande mensagem via Monitor Electron (clique aqui para saber mais)
  1. Após os usuários saírem, no Cockpit do TCloud, clique no botão Ativar Modo Exclusivo

Ativar Modo Exclusivo

  1. Será exibido uma pergunta para confirmação

Mensagem para continuar

  1. Agora ao abrir o smartclient, coloque na comunicação o acesso exclusivo (em algumas bases pode estar como excl, em outras é necessário confirmar no smartclient.ini)

Acessando através da comunicação exclusivo

  1. Após você finalizar, no Cockpit clique no botão Desativar Modo Exclusivo

Desativar modo exclusivo

Obs.: Se for necessário subir arquivos para a Protheus Data (como na pasta systemload), veja como nesse link – https://terminaldeinformacao.com/2021/05/06/como-ver-os-console-log-e-outros-arquivos-da-protheus-data-em-um-ambiente-tcloud/

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação