O que pode ocasionar o erro MPUSR_USR

No artigo de hoje vamos demonstrar o que pode ocasionar o erro Alias does not exist MPUSR_USR ao fazer o login.

Recentemente em um cliente, eles ativaram a tela nova de login do Protheus, e em um único usuário ao fazer o login, ocasionava essa mensagem de erro relacionado ao MPUSR_USR.

Mensagem de erro

Aparentemente na pilha de chamadas, alguma informação não foi carregada corretamente no usuário. Porém o TI do cliente disse que se o usuário acessasse outro ambiente da empresa onde não havia o login novo, funcionava tranquilamente.

Investigando então o que poderia ser, abri o cadastro de usuários e comecei a fazer comparações com outros usuários similares, e para esse cenário, o problema estava nos grupos vinculados ao usuário.

Causa do erro

No cadastro tinha, conforme print acima, tinha um grupo de código 000018, mas acontece que esse grupo não existia (não sei dizer se foi excluído o grupo, ou como que conseguiram incluir).

Então foi removido esse grupo, e prontinho, o usuário já conseguiu usar tranquilamente o Protheus.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação