Automatizar a Manutenção de Índices no SQL Server (com foco para o ERP Protheus)

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre a automatização e manutenção de índices, para melhorar a performance do banco de dados com o foco para o ERP Protheus da TOTVS.

Recentemente, o grande Fernando Vernier ( LinkedIn ), escreveu um artigo excelente sobre automatização na manutenção de Índices no banco de dados SQL Server.

Fazendo uma alusão a um bairro, imagina que nesse bairro, existiam ali cerca de poucas ruas, com poucas quadras, onde para se locomover da quadra 2 até a 5 na rua A, era só ir em linha reta.

De repente, veio um Shopping Center, montou próximo ao bairro, que após um tempo, agora conta com dezenas de ruas e quadras. Nisso a Rua A virou mão única. E pra piorar, na quadra 3, tem um buraco gigante, que estão ainda mexendo, então ela esta interditada.

Então para você ir da quadra 2 até a 5, dependendo da posição, você teria que contornar uma quadra inteira

Numa operação que era rápida, começa a ficar longa. A não ser que você utilize um mapeamento, já sabendo sobre a quadra 3 e sobre as mudanças nas ruas.

O mesmo precisamos fazer no SQL, conforme vai aumentando as tabelas e os dados contidos nelas.

O Fernando, explica de maneira excelente, nesse artigo que ele escreveu no LinkedIn, recomendo a leitura: https://www.linkedin.com/pulse/como-automatizar-manuten%C3%A7%C3%A3o-de-%C3%ADndices-sql-server-erp-vernier-ug6jf/

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação