Olá a todos que acompanham o blog.
Entre as minhas postagens, irei mostrar alguns IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) que uso. Começarei com o Geany, uma IDE simples, de fácil uso e configuração e que compila/executa várias linguagens como Java, C/C++ e PHP.
Para instalar o Geany, é só visitar este link e baixar a versão para Windows ou para Linux.
Caso você use Ubuntu, OpenSUSE ou alguma distro que tenha ele já em repositório, é só abrir o gerenciador de programas (no Ubuntu, é o Instalador de Programas padrão, e no OpenSUSE é o instalador de pacotes – yast2 single). Abaixo segue uma imagem para instalação na distro OpenSUSE 12.1:
Após a instalação, execute o geany ou pelo terminal, ou pelo executar (alt+F2) ou pelo ícone, como na imagem a seguir:
A tela principal do geany, a primeiro momento parece confusa, mas irei mostrar os principais pontos.
Um ponto interessante do Geany é a criação de modelos, ou seja, se você quer criar um programa ou um script e não lembra as entradas principais, ele preenche para depois você pode editar os principais parâmetros.
Agora quanto a compilação/execução de projetos, é simples, no mundo Linux, basta ter alguns compiladores instalados (como gcc, javac ou python), no mundo Windows é só instalar alguns pacotes que o Geany da suporte. Caso queira compilar é só pressionar a tecla F8, e para executar a F5.
Após a compilação, é mostrada no rodapé do programa, uma saída, apontando se há algum erro, ou se a compilação foi bem sucedida. Quanto a execução, o Geany abre um interpretador de terminal e executa a aplicação compilada.
O retorno de uma execução:
No rodapé do aplicativo você encontra as seguintes áreas:
-Estado (Mostra as saídas do carregamento do Geany)
-Compilador (Mostra as saídas da compilação do código fonte)
-Mensagens (Mostra alguma mensagem importante para o usuário sobre o código fonte)
-Rascunho (Mostra uma pequena observação que você mesmo pode editar)
-Terminal (Caso você queria manipular a compilação/execução pelo terminal)
Uma saída de terminal:
E o último ponto a ressaltar é a manipulação de objetos/variáveis, ele separa os principais pontos na área esquerda para fácil idenficação do programador.
Bom gente, por hoje é só. Quero mandar um abraço ao Alison, Gabriel Arroyo (Chuck, rs) e a todos que estão apoiando meu projeto TI.
Abraços e até a próxima.
parabéns daniii material muito interessante =DDD
grande abraço meu velho…
opa, muito obrigado chuck, qualquer sugestão ou dica, será bem vinda.
abraços.
como coloca a saída do terminal?
Depende da saída que você quer, se for só a de execução, é só pressionar F5, que o próprio geany, vai abrir um terminal e executar a aplicação, agora se prefere compilar e ter uma saída fixa abaixo do programa, é só clicar na sub-aba ‘Terminal’ do lado inferior esquerdo.
Como instalar no Windows? Já consegui instalar, mas não consigo compilar. 🙁
Boa noite Bruno.
Acessei o site oficial do Geany ( http://www.geany.org/Support/RunningOnWindows ) e lá diz que você deve instalar o MinGW e o UnxUtils, o primeiro para compilação e o segundo para pesquisas em vários arquivos. Sendo que o link para eles é:
http://unxutils.sf.net/
http://www.mingw.org/
Caso queira, recentemente fiz uma postagem de como instalar o MinGW. Segue link:
https://terminaldeinformacao.com/2015/10/08/como-instalar-e-configurar-o-gcc-no-windows-mingw/
Um grande abraço.
Amigo, estou com um problema , instalei o openjdk 11 o geany, no manjaro , sendo que faço um programa e compilo pelo terminal ele compila e executa mas no geany compila com sucesso e não executa, conhece a solução?alguma configuração a ser feita? obrigado
Carlos, eu tive esse problema para configurar o Geany no Windows.
Nesse link eu mostro como fazer a configuração: https://terminaldeinformacao.com/2017/11/05/como-configurar-geany-windows/
A partir do trecho “Na compilação e no Built…”, ali está um exemplo de como eu preenchi usando o compilador gcc, se você tiver utilizando outros compiladores é só modificar os comandos, tanto de compilar quanto de executar.