IDE: Geany

Olá a todos que acompanham o blog.

Entre as minhas postagens, irei mostrar alguns IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) que uso. Começarei com o Geany, uma IDE simples, de fácil uso e configuração e que compila/executa várias linguagens como Java, C/C++ e PHP.


Para instalar o Geany, é só visitar este link e baixar a versão para Windows ou para Linux.

Caso você use Ubuntu, OpenSUSE ou alguma distro que tenha ele já em repositório, é só abrir o gerenciador de programas (no Ubuntu, é o Instalador de Programas padrão, e no OpenSUSE é o instalador de pacotes – yast2 single). Abaixo segue uma imagem para instalação na distro OpenSUSE 12.1:

Instalação Geany

Instalação Geany

Após a instalação, execute o geany ou pelo terminal, ou pelo executar (alt+F2) ou pelo ícone, como na imagem a seguir:

Aplicativo Geany

Aplicativo Geany

A tela principal do geany, a primeiro momento parece confusa, mas irei mostrar os principais pontos.

Geany

Geany

Um ponto interessante do Geany é a criação de modelos, ou seja, se você quer criar um programa ou um script e não lembra as entradas principais, ele preenche para depois você pode editar os principais parâmetros.

Criação de Modelos

Criação de Modelos

Agora quanto a compilação/execução de projetos, é simples, no mundo Linux, basta ter alguns compiladores instalados (como gcc, javac ou python), no mundo Windows é só instalar alguns pacotes que o Geany da suporte. Caso queira compilar é só pressionar a tecla F8, e para executar a F5.

Compilação

Compilação

Após a compilação, é mostrada no rodapé do programa, uma saída, apontando se há algum erro, ou se a compilação foi bem sucedida. Quanto a execução, o Geany abre um interpretador de terminal e executa a aplicação compilada.

Execução de Aplicação

Execução de Aplicação

O retorno de uma execução:

Retorno da Execução

Retorno da Execução

No rodapé do aplicativo você encontra as seguintes áreas:
-Estado (Mostra as saídas do carregamento do Geany)
-Compilador (Mostra as saídas da compilação do código fonte)
-Mensagens (Mostra alguma mensagem importante para o usuário sobre o código fonte)
-Rascunho (Mostra uma pequena observação que você mesmo pode editar)
-Terminal (Caso você queria manipular a compilação/execução pelo terminal)

Informações de Rascunho

Informações de Rascunho

Uma saída de terminal:

Executando pelo Terminal

Executando pelo Terminal

E o último ponto a ressaltar é a manipulação de objetos/variáveis, ele separa os principais pontos na área esquerda para fácil idenficação do programador.

Objetos e Variáveis

Objetos e Variáveis

Bom gente, por hoje é só. Quero mandar um abraço ao Alison, Gabriel Arroyo (Chuck, rs) e a todos que estão apoiando meu projeto TI.

Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas na TOTVS Oeste Paulista Bauru. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

6 respostas em “IDE: Geany

    • Depende da saída que você quer, se for só a de execução, é só pressionar F5, que o próprio geany, vai abrir um terminal e executar a aplicação, agora se prefere compilar e ter uma saída fixa abaixo do programa, é só clicar na sub-aba ‘Terminal’ do lado inferior esquerdo.

Deixe uma resposta