Alterando a tela de Login do openSUSE

Olá pessoal, hoje irei mostrar como alterar a tela de login do openSUSE, mas esse método se aplica a qualquer distro que use o kdm como gerenciador nativo (ou seja, como alterar a tela de login do Linux que usa o Kde – Kubuntu, Mandriva, Fedora, etc).


$> Sobre o KDM:
O KDM é o gerenciador de login utilizado por várias distribuições que usam o KDE como padrão.

Procurando o KDM pelo KDE

Procurando o KDM pelo KDE

Com o KDM você consegue alterar o tema de login, proporcionando maior customização para o usuário. Geralmente nas distros, essa opção é livre para você instalar e manipular os temas baixados na internet. Para instalar novas, é só clicar no botão Obter e depois no botão Aplicar.

Aplicação para alteração de temas do KDM

Aplicação para alteração de temas do KDM

$> OpenSUSE e KDM:
Já faz algum tempo que o OpenSUSE apesar de ter o software como padrão no pacote do KDE, ele bloqueia qualquer método que você use para trocar o KDM pelo software. Mas há um método que você consegue alterar o KDM no OpenSUSE, é um método manual, mas funciona perfeitamente.

#> Alterando Manualmente (qualquer distro que Linux que use o KDM):
Os passos abaixos devem ser executados como root.

$> Ícone de Usuário:
Apesar de o KDE deixar você escolher uma foto para seu usuário, normalmente ele não permite você alterar o ícone, e é esse ícone que aparece na Tela de Logon. Para trocá-lo é muito simples, como root, acesse o diretório /usr/share/kde4/apps/kdm/faces/.
Agora basta colocar uma imagem neste diretório, lembrando que ela deve possuir os limites de 64×64 e o nome da imagem tem que ser o nome do seu usuario seguido por .face.icon (exemplos: usuario.face.icon, daniel.face.icon, root.face.icon).

Ícones de Usuários

Ícones de Usuários

$> Alterando a tela de Login:
Atenção: Jamais exclua o tema nativo da sua distribuição, no máximo renomeie, e sempre tenha alguma cópia.
Baixe algum tema (lembrando que o tema a ser baixado tem que ser compatível com o seu kde, por exemplo, no openSUSE é usado o kde 4, então é só baixar algum tema kdm 4, pois o kdm 3 corre risco de não funcionar) nesse link (um exemplo de kdm). Extraia em qualquer diretório do seu sistema, após ter extraído, copie a pasta extraída para o diretório /usr/share/kde4/apps/kdm/themes/.
Distros Linux em Geral:
Em qualquer distro para alterar manualmente, vá ao diretório /usr/share/kde4/config/kdm/ e edite o arquivo kdmrc, ache a linha “Theme=”, e cole o caminho do tema baixado.

Somente no OpenSUSE:
– openSUSE 12.1:
Renomeie o tema SUSE para SUSE_OLD, ou SUSE_ANTIGO, ou SUSE_, enfim, não deixe ele mais como SUSE, agora o tema que você baixou na internet, renomeie para SUSE e reinicie ou encerre a sessão do openSUSE.

– openSUSE 12.2:
Renomeie o tema openSUSE para openSUSE_OLD, ou openSUSE_ANTIGO, ou openSUSE_, enfim, não deixe ele mais como openSUSE, agora o tema que você baixou na internet, renomeie para openSUSE e reinicie ou encerre a sessão do openSUSE.

$> Resolvendo erro de incompatibilidade:
Caso o tema que você baixou for incompatível com a distro, a distribuição não será capaz de carregar esse tema do kdm, provavelmente dará um erro e voltará para alguma tela do terminal, logue com seu usuário ou como root.
– Resolvendo em modo gráfico
Caso você queira resolver em modo gráfico, dê o seguinte comando no terminal:

> startx

Agora volte as configurações antigas (tema anterior) da sua Distro.

– Resolvendo em modo texto
Obs.: Passos para distro OpenSUSE.
Entre como usuário root (su). Vá até o diretório dos temas.

> cd /usr/share/kde4/apps/kdm/themes/

Remova o tema novo. Ou copie para outro diretório.

> rm -rf openSUSE

Volte o tema antigo, vamos supor que o nome do tema antigo é openSUSE_ANTIGO.

> mv openSUSE_ANTIGO  openSUSE

Agora é só reiniciar o openSUSE para aplicar as alterações.

> reboot

Obs.: Passos para outras distros.
Entre como usuário root (su). Vá até o diretório de configuração do kdm.

> cd /usr/share/kde4/config/kdm/

Edite o arquivo de configuração.

> nano kdmrc

Encontre a linha onde começa com “Theme=”, e volte a alteração para sua distro.
Reinicie a distro para aplicar as alterações.

> reboot
Exemplo de Tema do KDM - KStartboard

Exemplo de Tema do KDM – KStartboard

Por hoje é só pessoal.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas na TOTVS Oeste Paulista Bauru. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

2 respostas em “Alterando a tela de Login do openSUSE

  1. Excelente a tua página! Muito excelente mesmo. Enxuta e direta. Gostaria de aprender como faço e que programa utilizar para deixar o desktop estilo Mac. Com o painel flutuante. Tentei o Mac4linux só que no Suse não roda. Aproveito para afirmar que o Opensuse 13.1 é o melhor S.O que já tive. Windows e Ubuntu perdem. O Ubuntum pela interface, o Windows pela prisão.

Deixe uma resposta