Guia de pós-instalação Ubuntu 12.10

Olá pessoal…
Hoje irei mostrar um passo-a-passo para se fazer depois da instalação do Ubuntu (utilizei como exemplo a versão 12.10).


$> Introdução:
Primeiramente, e algo muito importante de se citar, o Ubuntu não vem com o usuário Root ativado, então por segurança (e se quiser editar outros parâmetros do sistema), ative ele com o seguinte comando no terminal:

>sudo passwd root

Confirme a senha e pronto, já está ativado a conta de Root, e se quiser desativar, use o seguinte comando:

>sudo passwd -l root

Após ativar o usuário Root, é recomendado executar um teste do sistema, para isso, acessando o botão principal do painel Unity (do lado esquerdo), digite Teste, e execute o teste do Sistema.

#> Aplicativos:
Abaixo segue alguns aplicativos para instalação no Ubuntu, sendo que a maioria (com excessão do Opera e do Start-Up Manager) estão na Central de Programas do Ubuntu. (Dúvidas com instalações em geral, leia Instalação de aplicações no mundo Linux).

$> Essenciais:
Ubuntu Restricted Extras – Pacote de Plugins e Codecs essencias para o Ubuntu (como áudio, vídeo, etc).
Start-Up Manager – Aplicativo que gerencia o grub do Ubuntu (tela de escolher o sistema operacional), no caso aumentar o tempo do grup, alterar o sistema operacional padrão e outras funções. Para instalar baixe esse Pacote .deb e dê dois cliques para instalar normalmente, ou se quiser, vá pelo terminal e execute o seguinte comando:

>sudo dpkg -i aplicativo_baixado.deb
StartUp-Manager - Gerenciar Boot do Computador

StartUp-Manager – Gerenciar Boot do Computador

$> Gráficos:
Gerenciador de Configurações do CompizConfig – Gerenciador de efeitos gráficos no Ubuntu (como cubo da área de Trabalho). Cuidado com as configurações aqui, como o Ubuntu já usa configurações nativas, tenha certeza das opções que você altera, no meu caso, sempre ativo efeitos extras nas aminações das janelas, efeito de janela gelatinosa e o efeito de troca de janela (alt+tab), antigamente eu gostava muito de utilizar o cubo da área de trabalho, porém hoje prefiro rapidez, então deixo as telas deslizarem automaticamente.
GLX-Dock (Cairo-Dock com OpenGL) – O Cairo Dock é uma barra de aplicativos / widgets / etc com o objetivo de facilitar o uso de atalhos. (dúvidas com Docks, leia [Dica] Docks (barra de aplicativos)
Screenlets – Programa que permite o uso de widgets na área de trabalho, como termômetro, relógio, previsão do tempo, etc.
Wallch – Programa que altera o fundo de tela, de tempo em tempo.

Wallch - Mudar fundo de tela automaticamente

Wallch – Mudar fundo de tela automaticamente

$> Internet:
FreeTuxTV – Programa que exibe TV no Linux (com canais em português, única observação é que no meu computador a Band veio renomeada como SBT, só que há a possibilidade de alterar as propriedades do canal, como a Descrição).
Opera – Navegador de Internet, para instalá-lo, baixe no site oficial (Clique Aqui) a versão respectiva ao Ubuntu, e assim como exemplo citado acima, para instalar basta clicar duas vezes no pacote .deb baixado, ou pelo terminal executar o seguinte comando:

>sudo dpkg -i aplicativo_baixado.deb

Skype – Mensageiro / Telefone de Internet, se quiser baixar e instalar manualmente, leia Tutorial: Instalando Skype no Linux.

FreeTuxTv - Assistir Televisão no Linux

FreeTuxTv – Assistir Televisão no Linux

$> Outros:
Pinta – Editor de Imagens, como o GIMP porém com a facilidade do Paint.
Geany – Editor de programas (no caso se quiser desenvolver algum aplicativo), se quiser saber mais sobre o Geany, leia IDE: Geany.
VLC – Programa que exibe vídeos e reproduz músicas, muito simples e eficaz.

Pinta - Criando imagens

Pinta – Criando imagens

No final das alterações, o sistema fica aproximadamente igual a este:

Ubuntu 12.10 com Cairo Dock

Ubuntu 12.10 com Cairo Dock

Bom gente, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

6 Responses

  1. Osvaldo Aurélio disse:

    Daniel, tenho uma duvida bem legal:
    1º. achei uns tutoriais e atualizei meu kernel pro 3.7.5 e libreoffice pro 4.0.2
    2º. sempre que instalo uma distro escolho pt-br, mas nao fica tudinho configurado, só depois de fazer as atualizações, e depois ir na opções de idiomas para configurar tudo zerinho…
    3º. fiz tudo isso, mas sempre que eu for instalar de novo terei que fazer de novo.. entao….
    a duvida é, tem como eu criar uma imagem já toda atualizadinha e com o pt-br para eu nao precisar perder tempo baixando? parece que um tal programa remastersys nao ta mais funcionando. tem como eu criar uma ISO assim ja com pt-br, já com o kernel 3.7.5, já com o libreoffice 4.0.2 +, e com uns programinhas legais e joguinho que baixei?
    E como sempre otimo post!

  2. Fabio disse:

    Boas,
    que theme e esse que voce ta usando no ubuntu 12.10?

    Abraços

    Seus artigos são 5 estrelas

    • Dan_Atilio disse:

      Grande Fabio, tudo joia?
      Eu uso o tema Radiance (um dos padrões do Ubuntu).
      Estou pensando em fazer um post mostrando, como personalizar alguns temas do Ubuntu.
      Agradeço o apoio de sempre.
      Abraços e até mais.

  3. americo uhima disse:

    nao consigo conectar o ubuntu 12.10 c minimodem huawey e3531 e dlink dwm221

    • Dan_Atilio disse:

      Boa noite Americo.
      Não entendi muito bem, estava explicando alguns pacotes interessantes para baixar, aconteceu algum problema na instalação deles?
      Abraços.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação