OpenGL desativada no KDE

Olá Pessoal…

Após algumas atualizações do KDE, o OpenGL é desativado (dependendo dos plugins e principalmente da placa gráfica utilizada, ainda mais se for integrada ao invés de dedicada), com isso, irei mostrar uma forma simples e rápida de resolver esse problema (utilizei o OpenSUSE 12.3).


O OpenGL é o motor gráfico responsável por efeitos especiais (como janelas gelatinosas, cubo da área de trabalho, etc), presente no Linux, semelhante ao DirectX do Windows. Se os efeitos gráficos param de uma hora para outra, certamente é por causa da atualização ou de alguns pacotes (libs).

Repentinamente, comigo, os efeitos do KDE foram desativados, sem nenhum sinal de alteração.
Ao tentar ativar (via efeitos do KDE), ele simplesmente ignorava meu comando, então notei que estava a opção marcada como XRender, ao invés de OpenGL. Mesmo alterando, ele não ativava.

Criei um usuário, fiz login, seguindo algumas dicas na internet, fui ver as configurações do KDE, para tentar sobrepor a do meu outro usuario, então, notei que com o usuário novo, os efeitos funcionavam normalmente, eu ativei todos os efeitos, salvei, e ao voltar para meu outro usuário, voltei ao OpenGL, e pronto, voltou normamelte.

Talvez isso ocorreu por causa de algumas atualizações do KDE, mas é bem simples o processo.

Abaixo o print com referência a ativação OpenGL no KDE:

OpenGL no KDE

OpenGL no KDE

Se tiver dúvidas, sobre os efeitos, funcionamento, como ativar, cubo, janela gelatinosa, etc no KDE.. leia esse artigo: [Dica] Otimizando e Personalizando o KDE

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação