Entrevista com Luiz Nai sobre o projeto Titan Game Studios

Olá pessoal que acompanha o Terminal de Informação, é com grande orgulho que converso hoje com Luiz Nai, redator de artigos no SegaNerds e programador do projeto Titan Game Studios.


Projeto Blaze

Projeto Blaze

Daniel: Luiz, é um prazer ter você aqui no Terminal. Primeiramente parabéns pelo trabalho, e pelos ótimos artigos no SegaNerds mostrando um pouco da nossa história com a TecToy.

Daniel: Bom, conte-nos um pouco sobre você. Como começou seu interesse pela SEGA e como surgiu a oportunidade de escrever artigos no SegaNerds?
Luiz: Meu interesse pela Sega começou desde os 4 anos de idade, quando eu vi um Mega Drive rodando Sonic pela primeira vez, na época eu tinha um clone do Nintendinho (Dynavision) e ver aquele game todo colorido com as cachoeiras foi mágico, lembro daquele momento como se fosse hoje.
Desde então a Sega sempre foi minha favorita, mais tarde veio o Dreamcast com Shenmue e foi o game que mudou a minha vida. Estudei Ciência da Computação e desenvolvimento de games por causa desse jogo.
Sobre o SegaNerds eu sempre fui muito fã do site, então quando eu senti que tinha Inglês suficiente eu enviei um e-mail para eles com 2 artigos como exemplo, eles gostaram e estou lá agora.

Jogabilidade no Saturn

Jogabilidade no Saturn

Daniel: Falando agora sobre o Titan Game Studios, onde surgiu o nome do estúdio e a inspiração para criá-lo?
Luiz: Escolhemos Titan Game Studios pois Titan é o nome da maior Lua de Saturn, e nosso primeiro game e para Sega Saturn. Tudo começou quando eu estava escrevendo um artigo pro Sega Nerds, eu estava querendo escrever algo bem profundo sobre o hardware do Sega Saturn e comecei a estudar a documentação dele, então eu achei algumas bibliotecas que um Francês criou que acessavam o hardware.
Eu como programador bem curioso peguei aquelas bibliotecas e comecei a brincar até que consegui fazer algo rodar no Sega Saturn. Uma semana depois enviei um vídeo do meu teste pro Sidney, ele ficou impressionado porém não tínhamos ideia de fazer nada ainda. Até que um dia em uma conversa eu perguntei para ele, se ele poderia fazer as trilhas sonoras pra um futuro jogo ele disse que sim. Acabei descobrindo que os talentos dele iam muito além de trilha sonoras, ele entende muito de gráficos, vídeos e então decidimos montar a Titan.

Escolhemos Titan Game Studios pois Titan é o nome da maior Lua de Saturns…

Daniel: De onde veio a ideia de desenvolver jogos para o Sega CD, Saturn e Dreamcast?
Luiz: Sega Saturn foi meu primeiro teste que deu certo, em seguida veio Dreamcast, já o Sega CD queremos hackear a Rom do Ristar para Mega Drive e colocar trilhas sonoras remasterizadas rodando pelo Sega CD (Sonho antigo do Sidney).

Jogabilidade no Android

Jogabilidade no Android

Daniel: Vi no site de vocês, que terá uma interação com Smartphones com os sistemas Android e iOS, essa interação no caso, será apenas em questão de Gameplay?
Luiz: Com essa interação temos infinitas possibilidades, como liberar itens especiais, gameplay, continuar o progresso na outra plataforma, ainda estamos vendo o que vamos fazer com isso rsrs.

Daniel: Terá também versão para Windows Phone?
Luiz: Não pensamos no Windows Phone ainda, porém nosso código ta flexível pra exportar pra essa plataforma também, se existir demanda provavelmente sim.

QR Code no Android

QR Code no Android

Daniel: Vocês construíram a base e o engine do zero? Se sim, qual foi a maior dificuldade encontrada até o momento?
Luiz: Sim, tudo que tínhamos eram bibliotecas pra acessar o hardware, todo o resto estamos criando na mão, a maior dificuldade com certeza foi conhecer os limites do Sega Saturn, entender como tudo funciona, a resolução máxima de cada sprite, cada dia descobrimos algo novo.

…a maior dificuldade com certeza foi conhecer os limites do Sega Saturn…

Daniel: Assistindo ao vídeo da demonstração do Projeto Blaze, notei que o jogo demonstrado lembra bastante Wonder Boy e Silhouette Mirage, vocês buscaram alguma inspiração em algum jogo, ou em alguma desenvolvedora como a Treasure?
Luiz: Na verdade Project Blaze e apenas a engine ainda, assim que tivermos tudo pronto, iremos abrir um canal pro pessoal enviar ideias e votar em roteiros que eles gostariam de ver no futuro game.

QR Code no Saturn

QR Code no Saturn

Daniel: Vocês pretendem lançar o jogo quando?
Luiz: Nossa ideia é terminar a engine até o natal, e então trabalhar no game no próximo ano, nosso sonho é lançar ele na BGS 2017, vamos ver as oportunidades que vão aparecer.

Daniel: Após esse primeiro game, pretendem fazer algum outro de algum gênero diferente que sempre gostaram?
Luiz: Depois desse primeiro projeto, o segundo com certeza vamos fazer algo muito maior com campanha no KickStarter, quem sabe algo 3D.

Leitura de QR Code

Leitura de QR Code

Daniel: Vocês estão recebendo algum apoio seja de empresa, governo ou até mesmo de fãs das plataformas da SEGA?
Luiz: Não, somos apenas dois caras que sonhamos grande hehe, estamos fazendo tudo com os nossos recursos e em nosso tempo livre, apoio mesmo só moral por parte dos fãs da Sega.

…esse é um projeto que esta sendo feito de fãs para fãs…

Daniel: Vocês pretendem lançar jogos para outras plataformas também como Playstation 4, NX e Xbox ONE? Ou focar em antigas como Mega Drive e Master System (similar a Water Melon Magical Game Factory)?
Por enquanto só nas plataformas antigas e smartphones.

Daniel: Acho que é isso Luiz, teria alguma outra consideração ou observação para falar para o pessoal?
Luiz: Queria agradecer essa oportunidade, esse é um projeto que esta sendo feito de fãs para fãs, recebemos mais de 1400 likes na nossa página do Facebook, um monte de mensagens em nosso e-mail e isso tem nos motivado muito. Sabemos o quanto a Sega e importante no Brasil e acho que os fãs merecem um game totalmente novo e brasileiro nessas plataformas.

Daniel: Muito obrigado por conceder-nos essa entrevista, foi uma honra, e pode ter certeza que quando o jogo lançar, irei garantir uma cópia para o meu Saturn.

Abaixo um vídeo do projeto.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação