Como Instalar o Protheus – Parte 1 – Baixando o que é necessário

Olá pessoal…

Hoje começo uma série de postagens aqui no site, sobre como instalar e configurar o Protheus do zero, será uma série de artigo em 6 partes, sendo esta sobre os arquivos necessários para download.

Veja outras partes de Como Instalar o Protheus:
Parte 2 – Instalação do SQL Server
Parte 3 – DbAccess e ODBC
Parte 4 – Protheus e Protheus Data
Instalação e Configuração do TDS

Observação: O tutorial aqui apresentado, é feito totalmente de forma manual, e será criado uma base de testes (empresa 99) utilizando o Protheus 12.1.16 (mas esse tutorial funciona com qualquer versão do Protheus 12), caso você queira solicitar a mídia de instalação e fazer o procedimento padrão da TOTVS, leia Guia de Instalação Protheus 12 – TDN.

Será necessário pessoal, fazer o download de 9 coisas, sendo que no nosso caso, utilizaremos o SQL Server Express (SQL gratuito para bases com até 10 GB de espaço), abaixo os links (já apontando para o Protheus 12.1.16):
Arquivos de Configuração FiscalClique Aqui
Binários (smartclient, appserver)Clique Aqui
DBAccessClique Aqui
Dicionário de Dados CompletoClique Aqui
Help de Campos e PerguntasClique Aqui
Menus (xnu)Clique Aqui
Repositório de Objetos (rpo)Clique Aqui
SQL Server ExpressClique Aqui
SQL Server Management StudioClique Aqui

Caso queira procurar manualmente, abaixo eu demonstro como procurar no Portal, cada um dos itens citados anteriormente (com exceção do SQL).

Arquivos de Configuração Fiscal: Na área de downloads, selecione Protheus. Clique em Todos. No filtro de pacotes deixe como Todos pacotes disponíveis. Na categoria, selecione Arquivo de Configuração Fiscal, efetue o download.

Arquivos de Configuração Fiscal

Arquivos de Configuração Fiscal

Binários (smartclient, appserver): Na área de downloads, selecione Protheus. Clique em Protheus Versão 12 Framework. Clique em Todos. No filtro de pacotes deixe como Todos pacotes disponíveis. Na categoria, selecione Totvs Binário, efetue o download.

Binários

Binários

DBAccess: Na área de downloads, selecione Protheus. Clique em Todos. No filtro de pacotes deixe como Todos pacotes disponíveis. Na categoria, selecione Totvs DBAccess, efetue o download.

DbAccess

DbAccess

Dicionário de Dados Completo: Na área de downloads, selecione Protheus. Clique em Todos. No filtro de pacotes deixe como Todos pacotes disponíveis. Na categoria, selecione Dicionário de Dados, efetue o download.

Dicionário de Dados Completo

Dicionário de Dados Completo

Help de Campos e Perguntas: Na área de downloads, selecione Protheus. Clique em Todos. No filtro de pacotes deixe como Todos pacotes disponíveis. Na categoria, selecione Help de Campo/Pergunta, efetue o download.

Help de Campos e Perguntas

Help de Campos e Perguntas

Menus (xnu): Na área de downloads, selecione Protheus. Clique em Todos. No filtro de pacotes deixe como Todos pacotes disponíveis. Na categoria, selecione Menu de Módulo, efetue o download.

Menus

Menus

Repositório de Objetos (rpo): Na área de downloads, selecione Protheus. Clique em Microsiga Protheus Versão [Sua versão, nesse caso 12.1.16], depois clique na versão Top Connect. No filtro de pacotes deixe como Todos pacotes disponíveis. Na categoria, selecione Repositório de Objetos, efetue o download.

Repositório de Objetos

Repositório de Objetos

SQL Server Express: Acesse o link microsoft.com/pt-br/sql-server/sql-server-editions-express, e clique em “Faça download agora”.

SQL Server Express Edition

SQL Server Express Edition

SQL Server Management Studio: Acesse o link msdn.microsoft.com/pt-BR/library/mt238290.aspx, e clique em “Baixar o SQL Server Management Studio”.

SQL Server Management Studio

SQL Server Management Studio

Continua na Parte 2 – Instalação do SQL Server

Veja outras partes de Como Instalar o Protheus:
Parte 2 – Instalação do SQL Server
Parte 3 – DbAccess e ODBC
Parte 4 – Protheus e Protheus Data
Instalação e Configuração do TDS

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

4 Responses

  1. Alisson disse:

    e quem nao tem conta na TOTVS consultores que nao sao clientes?

  2. Natanael disse:

    Tem pra Oracle Linux? Ou Linux da Oracle?

Deixe uma resposta

Terminal de Informação