Análise – Sonic Forces

Análise – Sonic Forces

Salve salve pessoal…

Se você é fã do ouriço da SEGA, trago para você a análise do game Sonic Forces, o jogo mais novo do Sonic em 3D.

Introdução

Sonic Forces foi lançado ano passado, na história do game o Dr Robotnick (ou Eggman) se alia à um misterioso personagem chamado Infinite, que consegue vencer o Sonic, assim, Robotnick começa a dominar o mundo do ouriço com ele preso, quando Knuckles e outros personagens criam uma resistência para salvar o Sonic e deter o Robotnick.

A história apesar de ser um pouco clichê, é bem interessante a forma como ela é desenvolvida, e vemos como um personagem depende do outro.

Como Infinite consegue alterar dimensões, o Soniquinho (Sonic Clássico) consegue vir para a dimensão do Sonicão (Sonic Moderno), e além dos dois personagens, a resistência precisava de alguém para se infiltrar, e recrutam Rookie (em inglês algo como estagiário, recruta, ou o famoso Severino rs), que é um personagem totalmente criado pelo jogador.

Rookie usando o poder de Fogo
Rookie usando o poder de Fogo

Som

Assim como em todos os games da franquia do azulão, as músicas são impecáveis, com uma variedade de Pop, Rock e Eletrônica. Além do que, a música tema (Fist Bump) é bastante empolgante, e é bem gostosa de se ouvir (direto eu me pegava cantarolando o refrão rs).

Rookie e Sonic preparando o boost em conjunto
Rookie e Sonic preparando o boost em conjunto

Os efeitos sonoros também continuam impecáveis, como os sons dos inimigos, o som do pulo, dos dashs, grinds, etc.

O velho Robotnick
O velho Robotnick

Outro ponto interessante é que ao pegar uma cápsula de Wisp para o Rookie, é falado o nome do poder de forma bem interessante, por exemplo, o poder de fogo, é dito bem claro “Burn”.

Ah caso você goste de games em português, Sonic Forces não tem suporte a nosso idioma, nem com dublagem, nem com legendas.

Gráfico

Esse é o ponto alto do game, todo o gráfico do jogo é In Game, então esqueçam CGs pré renderizadas, se você ver uma cutscene, ela foi inteira criada usando a Hedgehog Engine 2.0 (a versão antiga havia sido anteriormente usada em Sonic Unsleashed e Generations).

É fascinante de se observar os efeitos da grama se mexendo com o vento, ou as luzes, as sombras, os reflexos, tudo é extremamente lindo de se ver.

Shadow
Shadow

O boost de Sonicão continua presente, e continua muito belo com o efeito de tudo correr rapidamente pela tela.

Estilo do jogo
Estilo do jogo

Além disso, como disse anteriormente, tudo é gráfico dentro do jogo, quando você cria o Rookie, e conforme ajusta o visual dele, todas as cutscenes que envolvam ele, terão as roupas e tudo que você colocou nele, parecia algumas vezes que eu estava jogando um filme desses de animação para crianças por causa do gráfico ser tão bonito. O Rookie que eu criei eu chamava de Sr Scorpion rs…

Sr Scorpion
Sr Scorpion

Controles

Os controles são bem simples, como Soniquinho:
Analógico Esquerdo – Movimenta o personagem
A – Pulo
Baixo + A – Gera o Spin Dash
A (depois de um tempo) A novamente – Cai no chão já com o Spin Dash

Os controles do Rookie:
Analógico Esquerdo – Movimenta o personagem
A – Pulo
B – Deslizar
Y – Usar o poder do Wisp da sua Wispon (Wisp é o bichinho das cápsulas igual no Sonic Colors e sua Wispon é a sua arma)
RT – Usar o poder da sua Wispon

Os controles do Sonicão (e do Shadow também):
Analógico Esquerdo – Movimenta o personagem
A – Pulo
A + A – Pulo Duplo (não tem mais aquela de pular e dar aquele dash, podendo perder a precisão da fase, com o pulo duplo ficou bem melhor)
B – Deslizar
X – Usar o Dash (que pode ser carregado vencendo inimigos ou pegando a cápsula com o Wisp de correr)

Em algumas fases controlamos o Sonicão junto com o Rookie, nelas os controles de ambos são unificados, por exemplo, o RT você usa o poder do Rookie e o X você usa o do Sonicão.

Rookie usando a arma elétrica
Rookie usando a arma elétrica

Algo a se notar, é que esse é o primeiro Sonic que eu me lembre, que tem um nível de dificuldade a selecionar, eu zerei no nível Hard, pois ele é o mais próximo do Mega Drive, já o outro nível, se algum inimigo bater em você, você não perde todos os anéis. Ah e mesmo zerando no Hard, não achei o game difícil (só os SpeedRun que enchem a paciência rs).

Outra inclusão nesse Sonic, foram aqueles Quick Time Event, onde você deve pressionar o A conforme algo acontece na tela.

Existem as Missões secundárias, que desbloqueiam Wispons e acessórios para Rookie, as missões podem ser como Speedrun (passar uma fase correndo), ou matar inimigos com o spin dash, etc… Além disso, existem as missões diárias que aumentam a pontuação do jogador.

Rookie deslizando na fase
Rookie deslizando na fase

Com o Rookie, existem 7 tipos de armas para equipar:
– Burst, solta uma rajada de fogo com RT, e com Y vai soltando fogos em baixo do seu pulo para você ir mais alto
– Lightning, dá uma chicotada de energia elétrica com RT, e com Y persegue fileiras inteiras de anéis
– Cube, dá uma martelada transformando os inimigos em blocos, e com Y cria blocos abaixo de você para ir mais alto
– Asteroid, solta múltiplos tiros com RT, e fica invencível com Y
– Drill, carrega com RT e solta uma rajada perfurante, e com Y entra no chão e vai perfurando tudo que vem pela frente
– Hover, solta um tiro de ar com RT, e com Y voa
– Void, cria um buraco negro que suga tudo com RT, e com Y teleporta rapidamente para outro ponto da fase em linha reta

Diversão

O jogo é extremamente divertido e viciante, com um altíssimo fator replay, quando zerei a primeira vez, eu fui passando todas as fases no ranking S (só fui saber das pontuações aumentarem com as missões diárias quando eu estava quase na metade rs).

O fator replay é altíssimo, ainda mais se quiser passar toas as missões secundárias, além do que, as fases são bem curtas (ainda bem, pois aquelas fases de 10 minutos dos Sonics antigos, aquelas acho que não ia dar para ficar fazendo as missões rs).

Não existe uma variedade grande de fases, no geral existem várias fases, mas sempre nos mesmos cenários (Green Hill, Chemical Plant, etc).

Ahhh o Soniquinho
Ahhh o Soniquinho

Outra coisa interessante no game são as piadas que Sonic ou outros personagens soltam durante toda a campanha.

Existem 30 fases (sendo 6 fases de chefe e 24 de ação), além disso é possível desbloquear 6 fases secretas e 7 fases extras. A DLC do Shadow tem 3 fases. No total, é possível fazer 120% no jogo.

A campanha do jogo leva cerca de 6 horas, a DLC do Shadow, leva cerca de uns 20 minutos. Para eu zerar 100% do game, fazendo todas as conquistas, eu levei cerca de 28 horas e meia.

Outras informações

Existem duas DLCs para o game na questão de jogabilidade (também existem as DLCs de perfumaria), a DLC do Shadow que conta a história do inimigo Infinite, e a DLC do Super Sonic, onde você não precisa coletar as esmeraldas, é só coletar os 50 anéis e pimba, sair correndo igual um super saiyajin rs.

Uma coisa que não faz muito sentido, é a inclusão do Soniquinho, não na questão de diversão e jogabilidade, mas sim na questão enredo do game, parece que colocaram ele apenas para trazer aquela sensação de nostalgia dos fãs.

Outra ponto também, é alguns detalhes no roteiro que não fazem, como por exemplo, Robotnick já tinha fundido o universo do Sonic com o universo da nossa terra (saga do Sonic Adventure), inclusive no Sonic Unsleashed vemos o nosso planeta, e agora nesse é outro planeta, e não existe mais as ilhas flutuantes, a Green Hill está no chão.

Assim como a SEGA quer esquecer o Sonic 2006, e mesmo assim o Silver The Hedgehog faz participação nesse game.

Os loops, marca registrada da série
Os loops, marca registrada da série

Preço

A mídia física para PS4 e Xbox One, podem ser encontradas a partir de R$ 89,90 e R$ 80,50 respectivamente.

Na PSN, o jogo está R$ 149,90, Clique Aqui para saber mais.
Para baixar a DLC do Shadow na PSN gratuitamente, Clique Aqui.
Para baixar a DLC do Super Sonic na PSN gratuitamente, Clique Aqui.

Na Steam, o jogo está R$ 72,99, Clique Aqui para saber mais.
Para baixar a DLC do Shadow na Steam gratuitamente, Clique Aqui.
Para baixar a DLC do Super Sonic na Steam gratuitamente, Clique Aqui.

Na Xbox Live, o jogo está R$ 150,00, Clique Aqui para saber mais.
Para baixar a DLC do Shadow na Xbox Live gratuitamente, Clique Aqui.
Para baixar a DLC do Super Sonic na Xbox Live gratuitamente, Clique Aqui.

Que gráfico lindo
Que gráfico lindo

Considerações Finais

Eu achei Sonic Forces um excelente game com um ótimo fator replay, que inclusive fazia tempo que eu não “maratonava” um jogo fazendo 100% dele com todas as conquistas.

Não entendo como a crítica especializada deu tantas notas negativas para o game, afinal ele é bem divertido, pode não ser perfeito, mas é ótimo. Recomendo pessoal.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

4 comentários em “Análise – Sonic Forces

  1. Excelente análise Daniel, parabéns mesmo pelo conteúdo, bem detalhada e sinceramente bem melhor do que as análises da mídia “especializada” já que consegue passar a sua experiência com jogo para a gte que está lendo, coisa que muitos site não conseguem. Parabéns mesmo, e dá-lhe continuar fazendo análises que tá mandando super bem!!

  2. Muito bom Daniel, quando é do Sonic tem mais carinho né?
    kkkkkkkkkkkkkkk
    Brincadeiras a parte, parabéns pela análise, muito bem construida e clara.
    Ainda vou jogar esse game, mais com certeza não farei 100%, não tenho mais (nunca tive) paciência para isso, quem sabe se fosse só com o barrigudinho né?
    Continue assim que você só tem a crescer.
    Abraços!!!

    1. Eae Zé.
      Então jovem, Sonic é Sonic né, tem um lugar especial nesse coração gordinho rs…
      Eu fazia tempo que não “gabaritava” um game também rs…
      Muito obrigado mesmo pelo apoio de sempre.
      Um grande abraço.

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