Como surgiu o termo Bug?

Como surgiu o termo Bug?

Salve salve pessoal…

Você sabe de onde vem o termo “bug” muito utilizado na computação para representar erros em sistemas?

A primeira geração de computadores trouxe consigo uma evolução tremenda para os cálculos bélicos, sendo que teve início em meados de 1937 até 1955.

Acontece que nessa geração, era se utilizado válvulas (que se parecem com mini lâmpadas) para deixarem as máquinas ligadas.

Exemplo de válvula
Exemplo de válvula

Um computador como ENIAC precisava de várias válvulas para se manter em funcionamento, e é aí que começa todo o problema.

Computador ENIAC
Computador ENIAC

As válvulas geravam uma grande quantidade de calor, que atraía insetos para dormirem ali no meio delas, e com o tempo os insetos acabavam morrendo ali, logo quando havia um inseto morria ali ou havia um acumulo, ou até mesmo um inseto batia em uma válvula, o computador travava, já que precisava das válvulas em perfeito estado para operar.

Um bichinho desse tamanho, podendo parar um computador gigante rs
Um bichinho desse tamanho, podendo parar um computador gigante rs

Quando os engenheiros e técnicos iam ver o que havia acontecido com o computador, achavam esse inseto, logo quando algum supervisor perguntava qual era a fonte do problema no computador, a resposta era simples e rápida, um “bug” (inseto em inglês).

Portanto, o termo bug começou a ganhar uma definição para erros nos sistemas de informática, sendo que quando há algum problema, é ressaltado que houve um “bug” no sistema.

Procurando um bug
Procurando um bug

Caso você queira saber mais sobre a história da computação, recomendo a leitura do artigo que escrevi há alguns anos atrás – A evolução dos Sistemas Operacionais.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: