Análise Jogo Brasileiro – Unnamed Fiasco

Salve salve pessoal…

Trago para vocês hoje, a análise do jogo multiplayer brasileiro Unnamed Fiasco.



Introdução

Unnamed Fiasco é um jogo com temática latina (mais precisamente mexicana), onde através de tiros e escudos são feitos os seus combates, sendo o foco do jogo totalmente o multiplayer competitivo local, ainda existem algumas opções de se jogar o jogo no modo single.

No jogo, os personagens controlados, sons e arenas remetem a ambientes de tourada e mexicanos, como por exemplo, um bebê com roupa de “luchador”, um touro ou uma senhora com bigode e sombreiro.

Exemplo de partida

Exemplo de partida

Som

A música do game é divertida, e é bem variada, sendo que comigo, muitas das vezes quando eu dava um “retry” em uma missão, vinha uma música diferente, todas elas bem alegres, fazendo referências a ritmos latinos e alegres.

Arena de Tourada

Arena de Tourada

Os efeitos sonoros do game são simples, mas são ideais para a execução do game, como por exemplo, os sons de tiros efetuados.

Gráfico

Os gráficos do jogo são no estilo 2D, são bem desenhados e os personagens são bem modelados, o estilo gráfico lembra aqueles desenhos do começo dos anos 2000, como Samurai Jack.

Laboratório com lasers

Laboratório com lasers

Além disso, os efeitos de tiros, quando a sombra de um personagem aparece, explosões de granadas, todos eles remetem a lembranças de desenhos animados, causando uma sensação de nostalgia visual.

Apesar dos cenários serem simples, a animação dos personagens e os seus modelos, trazem também um belo visual para o game.

Controles

Os controles do game basicamente se resumem em:
Analógico Esquerdo – Andar
A – Pular (Pulo Duplo também é disponível)
X – Atirar
B – Descartar Arma
Y – Usar Item

Uma coisa que notei, é que em algumas vezes, eu queria parar o personagem mirando para a esquerda, e por algum motivo, ele parava mirando para a direita, e isso nas missões com tempo acaba se tornando um pouco frustrante.

O jogo possui apenas um modo single, que é um de missões / desafios, sendo que existem 3 variações, o primeiro é onde você deve acertar os alvos o mais rápido possível. O segundo é segurar uma bandeira enquanto granadas caem do céu, sendo que você deve segurar pelo maior tempo que conseguir. O terceiro é uma caça ao tesouro, onde você deve passar por portas a laser e pegar baús.

Apesar da variedade, o modo single enjoa de maneira muito rápida, primeiro pela sua dificuldade, que mesmo para as medalhas de bronze, as missões são bem difíceis de serem concluídas no tempo. E o segundo é a questão que comentei do bug do personagem virando, e para as missões de tiro ao alvo, jovens, isso se torna muito frustrante.

Fase da creche

Fase da creche

Mas o foco do game é seu multiplayer, se tornando uma opção leve e divertida para se jogar com amigos. A cada morte nas arenas, é criado um clone que repete todos os seus passos, então imagine o cenário, onde você morreu dando uma de chuck norris atirando para tudo que é lado, pois bem, seu clone pode te ajudar, pois ele irá fazer exatamente isso.

Além disso, existem piñatas que quando coletadas dão power-ups para o jogador. Para atirar, você deve juntar 3 losangos da mesma cor, sendo que cada bala (Vermelha, Verde ou Azul) tem propriedades diferentes, como velocidade, tempo de recarga, etc. Você não pode atirar em inimigos com o escudo da mesma cor que seus tiros, por exemplo, se o Fulano tem um Escudo Azul, você só pode atingi-lo com tiro Vermelho ou Verde.

Existe também o minuto maluco, que afeta a jogabilidade de todos os jogadores, como por exemplo, aumentar a gravidade, ou inverter a tela, ou até mesmo uma mira de tiro passar e deixar o personagem meio tonto, etc.

Infelizmente o multiplayer não tem opção online, então você fica restrito a jogar somente como multiplayer local (eu tive que testar esse modo, usando um controle 2, jogando eu contra eu mesmo rs).

Os modos multiplayer são:
Mata-Mata: Você deve matar outros jogadores, e quem atingir o número de pontos estipulado, ganha a partida
Capture a Bandeira: Você tem que pegar a bandeira, e ficar com ela para ficar pontuando
Caça ao Tesouro: Você deve coletar os tesouros que aparecem aleatoriamente no mapa
Polícia e Ladrão: O jogador como polícia (com arma) deve caçar e atirar nos outros jogadores, já o jogador como ladrão (sem arma), deve fugir o máximo que conseguir
Morte Confirmada: Além de matar os outros jogadores, você deve coletar os sombreiros que eles deixam
Morte Confirmada (Sem Recuperação): Similar ao Morte Confirmada, porém nesse, o jogador que morreu não consegue recuperar o próprio sombreiro

Pirâmides

Pirâmides

Diversão

O jogo como multiplayer deve ser bem divertido, como não consegui testar com outros jogadores (não tem modo online, apenas o offline), não posso avaliar ao certo esse quesito.

Já como single, o game até começa divertido, mas no meio do caminho acaba ficando enjoativo, principalmente pela repetição, aumento da dificuldade (até para pegar medalhas de bronze é punk rs, ou pode ser que eu seja ruim mesmo rs). Depois de um tempo jogando, eu não via a hora de acabar, tanto que não consegui chegar até o final das missões, passei 3 mundos, e depois não joguei mais.

Eu joguei as missões até o começo do quarto mundo, deu um total de 1 hora e meia, acho que se for zerar sozinho deve girar em torno de 2 a 3 horas.

Outras informações

Os personagens do game são bem caricatos, sendo que o elenco possui:
Gramma Gonzalez: Uma senhora com óculos, que tem um bigodão (parece até o do Ratinho rs) e que usa um vestido, com um sombreiro
Buffalo Bull: Um touro (ou búfalo rs) que possui um bigode
El Torero: Um toureiro vestido a caráter, e adivinhem? Sim, ele possui um bigode
Baby Luchador: Um bebê que ainda usa fraldas, com uma máscara de luchador mexicano, duas maracas / chocalhos nas mãos e uma chupeta (único personagem sem bigode)
Robot Rodriguez: Um robô que lembram um pouco o Bender do Futurama, mas esse possui uma rodinha nas pernas, um chapeuzinho e um bigode rs

Fase do Deserto

Fase do Deserto

Preço

Na Steam, o jogo está R$ 13,99, Clique Aqui para saber mais.

Na Xbox Live, o jogo está R$ 19,00, Clique Aqui para saber mais.

Considerações Finais

Caso você receba visitas regularmente e queiram jogar “na zoeira”, pode ser que o jogo seja divertido (não consegui testar o multiplayer dele com outros jogadores), infelizmente não tem um modo online.

Agora, caso você queira jogar apenas o single, pegue o game se você gosta de desafios difíceis e tenha noção de que as missões podem se tornar enjoativas com o tempo.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação