Se você acompanha postagens no Facebook, fique atento!

Rede Social está tomando medidas que afetam você, e os sites que você acompanha (o Terminal é um deles)!


Há vários anos atrás, o Facebook disponibilizou várias ferramentas para sites terceiros de Notícias, blogs, entretenimento, etc… divulgarem seus conteúdos de forma automática na página.

Dessa forma, era uma praticidade, tanto para donos de sites, quanto para usuários da rede social, mas aconteceram alguns problemas.

O primeiro deles, é que o número de páginas aumentou exponencialmente, e com isso vieram muitas delas com conteúdos duvidosos, além de conteúdos agressivos.

O segundo deles, é que o Facebook, como qualquer empresa, precisa lucrar, e por qual motivo deixar o Blog do Seu Zé postar de graça e alcançar um público, se é possível cobrar um valor para impulsionar a publicação?

Juntando esses dois, fica nítido, as decisões atuais tomadas pela plataforma do Tio Zuck.

Mas, como isso afeta, você diretamente? Pois bem, eu tenho experiências com blogs, desde meados de 2009, e o Terminal de Informação em específico, foi criado em Agosto de 2012 (sim estamos perto de completar 7 anos no ar), e desde o começo tínhamos a integração com o “Feici”.

Essa integração consiste em publicar automaticamente os artigos do site, porém ano passado o Facebook soltou uma nota dizendo, que ferramentas automáticas seriam revistas, e para surpresa de muitos blogueiros que utilizam o WordPress / Jetpack, no dia 4 de Junho, as postagens automáticas pararam de ser publicadas no Facebook.

A última notícia dada, foi que desde o dia 06 de Junho, estão tentando resolver isso juntamente com o pessoal do Facebook. – https://en.support.wordpress.com/publicize/

Além disso, eu desconfiava que, na página do Face, nós temos quase 3 mil curtidas, mas na minha opinião, menos de 10% dos usuários que curtiram recebiam notificações, devido as políticas da rede social cobrar por resultados.

Então, se você quer receber as atualizações do Terminal de Informação, existem duas opções, a primeira é seguir meu perfil via Twitter – https://twitter.com/Dan_Atilio.

E a segunda, é se inscrevendo na lista de emails para sempre receber em sua caixa de entrada.

Peço desculpas por qualquer transtorno, mas essa atualização do Facebook foge da minha alçada, e pode ser que no futuro, resolvam, mas…

Se você acompanha outros sites (menores, como o Terminal de Informação), fique de olho também, pois se não estiver sendo publicado novidades, pode ser que tenha acontecido o mesmo caso que houve aqui.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação