O que são Daemons?

Hoje trago para vocês a definição do que é Daemon (conceito conhecido em usuários de sistemas Unix-Like).

Um Daemon, é um serviço que roda no background do sistema operacional, mais conhecido em ambientes Unix-Like como distribuições Linux.

Basicamente ele tem como objetivo, ser associado a uma aplicação principal, mas funcionando de forma paralela a ela. Em sistemas Unix-Like geralmente serviços com a letra “d” minúscula no final são daemons, como por exemplo httpd, sshd e syslogd.

Como a palavra se assemelha a Demon, muitas pessoas até achavam que o Unix tinha algum easter egg satânico, mas na verdade não é isso. O termo surgiu em um projeto no MIT, em homenagem a mitologia grega, onde os daemons são seres que auxiliam as ações dos humanos. Algo similar aqueles desenhos animados onde tem pequenos personagens auxiliando nas ações.

Os Simpsons

Fernando J. Corbató, que trabalhou no projeto MAC, disse que a equipe dele foi a primeira a usar o termo Daemon, que eles falavam isso por causa dos processos que ficavam em segundo plano a todo momento para executar tarefas no sistema, abaixo a citação dele:

Muitas pessoas equiparam a palavra “daemon” com a palavra “demônio”, implicando algum tipo de conexão satânica entre o UNIX e o submundo. Este é um equívoco flagrante. “Daemon” é na verdade uma forma muito mais antiga de “demônio”; os daemons não têm um viés específico em relação ao bem ou ao mal, mas servem para ajudar a definir o caráter ou a personalidade de uma pessoa. O conceito dos gregos antigos de “daemon pessoal” era semelhante ao conceito moderno de “anjo da guarda” – “eudaemonia” é o estado de ser ajudado ou protegido por um espírito bondoso. Como regra, os sistemas UNIX parecem estar infestados de daemons e demônios.

Outros sistemas operacionais, utilizam outros termos para denominar os Daemons, como no caso do Windows mesmo, que chama apenas de Serviços.

E você, já sabia o que eram Daemons? Deixe nos comentários.

Referências:

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

4 Responses

  1. Jorge Orlando disse:

    A primeira vez que vi isso, qdo comecei a estudar linux (Kurumin), achei bem estranho, mas depois entendi. Agora fiquei sabdndo que os serviços do linux que terminam com letra d são daemons.

  2. Renato Correa disse:

    Explicação muito boa e interessante, Parabéns. Também pensava que era algo relacionado ao demonio… kkkk.

Deixe uma resposta