Como escolher um bom notebook para programar

Hoje trago para vocês, uma dica que vira e mexe, meus alunos me perguntam, qual modelo de notebook comprar para programar (sem gastar muito)? Em AdvPL, tem alguma diferença?

Fazendo uma pequena analogia, se você trabalhasse com marcenaria, mesmo sendo um ótimo profissional, as melhores ferramentas ajudariam na execução e até a chegar no ápice da perfeição do seu trabalho.

Com a computação é a mesma coisa. Se você quer ser um programador, modelos básicos de notebook irão te ajudar, mas os intermediários a avançados vão te ajudar e muito, principalmente no ganho de tempo.

Não basta digitar rápido, tem que ter um ótimo computador para acompanhar

Vou dar o meu próprio exemplo. Em junho deste ano (2020), eu tive que comprar um notebook novo, pois o meu antigo modelo (de 2011, pasmem! rs) já estava dando sinais de cansaço…

Talvez esse seja o fator que eu sempre indico aos meus alunos, se você investir em um modelo bom de notebook, você pode ficar anos com ele e aproveitando ao máximo o que ele tem de melhor.

Pense em um notebook como um investimento, e é isso que vou tratar nesse artigo. Se você gastar entre 3k a 5k em um modelo, e for cuidadoso, com toda a certeza ele vai durar uns quatro anos ou mais (isso dependendo do seu uso, e dos aplicativos que precisar).

Hoje existem inúmeras marcas renomadas no mercado, nas quais, entre as mais populares, por experiência própria, eu indicaria o notebook Lenovo, Acer, Dell e Asus.

Essas quatro fabricantes conseguem entregar um bom conjunto de desempenho, nos seus modelos intermediários.

Para nós que programamos, acho que o ideal é buscar um processador Intel i5 (ou AMD semelhante). Na parte de memória RAM, algo em torno de 8 GB à 16 GB para executar tranquilamente, desde tarefas pequenas até as maiores.

Como eu levantei a questão, para quem desenvolve em AdvPL, geralmente não usamos muitos recursos da máquina, pois o VSCode é bem leve. Porém, se você planeja ter uma base de testes local, com um banco de dados (como o SQL Server), aí entra na mesma prerrogativa que levantei, tente achar uma configuração similar com a citada no parágrafo acima.

No meu caso, eu procurei bastante na internet, e como não estava podendo gastar muito, encontrei uma ótima opção utilizando o KaBuM! APP com um preço justo e com configurações que me atendiam perfeitamente.

O modelo em questão que eu acabei escolhendo para continuar comigo na minha jornada, foi o Notebook Asus VivoBook X512FB-BR468T.

Olha que lindão esses ASUS VivoBook X512FB

Abaixo, algumas características desse modelo:

  • Processador Intel i5
  • 8 GB de RAM (DDR4)
  • Tela de 15,6 polegadas
  • Placa de vídeo NVIDIA (2GB)
  • Windows 10 Home
  • 1 HD de 1 TB (de 2,5 polegadas)
  • 1 Slot para HD no formato M2

Quando o notebook chegou, rapidamente me apaixonei por ele. Fininho, compactado, com pequenos detalhes que fazem a diferença (como, por exemplo, ao abrir ele deixar o teclado um pouco elevado para ergonomia, ou o barulho das teclas ser totalmente suave).

E para ajudar a máquina ainda a ficar mais “agressiva”, digamos assim, eu comprei um SSD de 480 GB, e fiz a troca no notebook.

Se você tem medo de fazer a troca, existem modelos que já vem com SSD. Mas uma coisa que eu ressalto, é que notebooks com SSD são muito melhores do que os com HDs convencionais.

Pois HDs comum ainda têm muitos gargalos na performance do sistema operacional. Já com um SSD, imagine que você está fazendo a operação com um terço do tempo padrão. Isso para quem trabalha desenvolvendo, pesquisando arquivos, fazendo alterações e compilações, faz muita diferença.

Um bom SSD dá um up no desempenho da máquina

De outras fabricantes, conforme citei anteriormente, também existem modelos excelentes, como por exemplo o notebook Lenovo. Posso citar aqui o Ideapad S145 (81S9000RBR), que vem com praticamente a mesma configuração, mas já oferece um SSD embutido de 256 GB.

Quanto ao notebook Acer, o modelo Aspire 5 (A515-54G-53GP) se destaca, tendo também praticamente as mesmas configurações. Mas, assim como a Lenovo, já vem com o SSD embutido de 256 GB. Por último, o notebook Dell, podemos destacar a linha Inspiron 15 3000, com um processador i5, 8 GB de RAM, SSD de 256 GB, com a placa de vídeo integrada –  há também com a placa dedicada (da AMD).

No contexto geral, jovens, eu recomendo esse modelo da Asus, mas saibam que independente da marca que escolherem, escolham um bom computador, com uma boa configuração, e não se esqueçam do SSD.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação