O que fazer quando não aparece SQL Server Native Client no ODBC

No artigo de hoje, vamos demonstrar o que fazer quando no ODBC não aparece o SQL Server Native Client.

Quando estamos instalando o Protheus, e utilizamos o SQL Server, é necessário configurar o ODBC usando o SQL Server Native Client (conforme print abaixo).

Opção Native Client

Se a opção acima não estiver aparecendo, foi devido a instalação do SQL não ter instalado automaticamente o sqlncli e assim ter as dlls necessárias para utilização.

Então para solucionar esse cenário siga o passo a passo abaixo.

  1. Acesse o seguinte link https://www.microsoft.com/pt-BR/download/details.aspx?id=56041
  2. Clique em Baixar

Escolhendo o idioma e prosseguindo

  1. Escolha sqlncli e avance para fazer o download

Selecionando o SQLNCLI e avançando

  1. Faça a instalação do arquivo e reinicie o Windows
  2. Agora abra o ODBC e a opção será exibida

Referências

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

2 Responses

  1. Jose de Aguiar Ferreira Real Neto disse:

    Legal. já precisei disso e olha que penei. Grato por compartilhar.

Deixe uma resposta