1 Ano de Terminal de Informação

1 Ano de Terminal de Informação

Olá pessoal…

Na última quarta-feira (08 de Agosto de 2013), o projeto Ti (Terminal de Informação), completou 1 ano e hoje irei fazer uma postagem comemorativa contando um pouco desse 1 ano de história.


Ano passado, pra ser mais exato em Julho, eu estava pensando em criar um blog que focasse em programação e em Linux, focando em OpenSUSE, porém só criei e comecei a investir em Agosto. Naquela mês, pouquíssimas pessoas conheciam o projeto Ti, pois além de não divulgar, queria consolidar o blog com um bom conteúdo antes da divulgação, nisso surge o primeiro visual do blog:

Primeiro design - Terminal de Informação
Primeiro design – Terminal de Informação

E com esse mesmo design, criei a primeira ‘logo’ do blog, que ficava no cabeçalho:

Logo 1 - Terminal de Informação
Logo 1 – Terminal de Informação

Após alguns dias, comecei a divulgar o blog na faculdade (FATEC Bauru), e comecei a construir parcerias, acho que a parceria mais antiga do blog é com o blog BDFatec do Gabriel Arroyo.
Conversando com o Luis Carlos, também da faculdade, ele me disse algo que me chamou a atenção, e comecei a pesquisar, ele me disse que o blog faltava um design chamativo, cativante, algo que os usuários lembrassem, e com isso nasce o segundo design do blog.

Segundo design - Terminal de Informação
Segundo design – Terminal de Informação

E com o segundo design, crio um novo logo, mais simples:

Logo 'Ti'
Logo ‘Ti’

No começo, só tinha uma barra de navegação, a direita, mas com o tempo, e pensando em flexibilidade foram criadas duas barras, conforme imagem abaixo.

Segundo design - Terminal de Informação
Segundo design – Terminal de Informação

Só houve uma mudança no blog, no começo do ano, quando testei uma segunda imagem de fundo, que não durou muito tempo. Conversando então com Yuri, ele me deu uma sugestão, porque não investir em um design minimalista, ao invés de imagens de fundo. Com isso, chegamos ao design atual do Terminal de Informação:

Design Atual - Terminal de Informação
Design Atual – Terminal de Informação

Além do design, o blog cresceu consideravelmente, por exemplo, no mês de Agosto do ano passado, houve cerca de 300 visitas em um mês, atualmente, há mais de dez mil visitas em um mês. Agradeço a todos os amigos que me apoiam e me ajudam a cada vez mais manter e atualizar o blog.

Outro ponto muito importante para ressaltar, foi a ajuda do Humberto Pontes, na consolidação do blog, já que, o blog era terminaldeinformacao.wordpress.com, e graças a ajuda e dicas dele, o domínio foi comprado e se tornou terminaldeinformacao.com.

Falando no Humberto, lembro que estava pensando em fazer um post comparando os sistemas operacionais, e estava com uma imagem de destaque pronta, que segue abaixo:

Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais

E ele fez uma piada, acho que era ‘Oloko, você vai comparar S.O. com meninas?’, ou algo do tipo, rs… Acabei por mudar, e percebi que a versão final ficou bem melhor:

OpenSUSE Vs Ubuntu Vs Windows
OpenSUSE Vs Ubuntu Vs Windows

Ah, nesse 1 ano, claro que teve posts elogiados, e outros nem tanto, categorias criadas e outras também não, afinal quem não se lembra da sessão Fatal Error?

Se os Sistemas Operacionais fossem personagens de Desenho
Se os Sistemas Operacionais fossem personagens de Desenho

Ou quem não se lembra do dia em que o SkiminoMouse morreu?

Ah Egito... bons tempos...
Ah Egito… bons tempos…

Claro que há várias outras coisas nesse 1 ano de blog, como as grandes parcerias de blogs, as matérias, análises, tutoriais, vídeo aulas, downloads, a integração com facebook… Mas o recado que eu realmente queria dizer é… O projeto Ti não é nada sem você internauta, muito obrigado pelo acesso e pelo apoio.

Futuramente pessoal, iremos ter surpresas no site, fiquem de olho.

Só pra finalizar… Além do Gabriel Arroyo, Luis Carlos, Humberto, Yuri, Alison, Bruno Técnico, Rafael Rubin dentre vários outros amigos, só tenho a agradecer o apoio de vocês ao projeto Ti, muito obrigado mesmo, e irei me dedicar para manter a qualidade e continuar a fazer o Terminal de Informação se tornar cada vez mais um destaque.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

7 thoughts on “1 Ano de Terminal de Informação

  1. Daniel,

    Tudo isso é resultado do seu esforço, competência e dedicação. O blog e qualquer outra coisa que queira fazer tem tudo para dar certo. Parabéns! Fico muito feliz com o resultado que o blog está lhe proporcionando! Sucesso sempre!

    PS: Applemaníacos são meio xiitas. Cuidado em falar mal do Mac…..kkkkkkk…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: