Por que Resident Evil 4 não saiu para Xbox e foi Exclusivo do GameCube?

Por que Resident Evil 4 não saiu para Xbox e foi Exclusivo do GameCube?

Salve salve pessoal…

Se você é fã da série Resident Evil, você sabe que o Resident Evil 4 a princípio foi lançado exclusivamente para o GameCube, mas você sabe o motivo? E o fato dele não ter ganhado uma versão para Xbox?


Aperta o X

A Capcom sempre foi uma parceira da Nintendo, e uma das maiores apoiadores do Super Nintendo com grandes franquias como Megaman X e Street Fighter (que por um tempo foi exclusivo da Nintendo), porém com a chegada do Nintendo 64, a empresa (assim como muitas outras publishers) se afastou da Big N.

Com o tempo a Capcom voltou a se aproximar da Nintendo para suas parcerias (inclusive com o planejamento exclusivo do Resident Evil 0, caso queira saber mais, recomendo que leia O que foi o Capcom Five?), mas por qual motivo o Resident Evil 4 foi lançado exclusivamente para a Nintendo e não multiplataforma desde o início?

Megaman X, exclusivo do Super Nes
Megaman X, exclusivo do Super Nes

Na década de 90, a Sony queria ingressar no mundo dos games e até tentou uma parceria com a Nintendo que não deu muito certo, então eles também tentaram com a SEGA para o lançamento do Sega Saturn, que também não deu certo… Com isso em mente, eles partem sozinhos para o lançamento do primeiro Playstation.

A estratégia deles basicamente era oferecer um licenciamento barato para as publishers produzirem os jogos, conciliando com um sistema de fácil programação (com a ajuda da finada Psygnosis), e isso deu certo, casando com a ideia de muitas Publishers abandonarem a Nintendo.

Propaganda do jogo Crash Bandicoot para Playstation 1
Propaganda do jogo Crash Bandicoot para Playstation 1

Mas conforme a Sony subia, assim como quem garante o primeiro lugar, a empresa fez algumas mudanças que eram destaques no primeiro Playstation. A Sony do Japão, que não acreditava muito no sucesso do primeiro console no início, após a alavancada abraça a ideia de um novo Playstation e ela que tomaria conta do sistema, e não mais outras empresas.

Assim ela que cria o sistema do Playstation 2, sendo mais complexo que o primeiro, o que desagradou boa parte das publishers, que mesmo assim faziam jogos para o PS2 devido a seu sucesso com o público, afinal o Xbox chegou mais tarde, e a Nintendo teve que atrasar o GameCube pois a Microsoft havia comprado a divisão CagEnt da Samsung (a Nintendo pretendia usar a tecnologia da CagEnt em seu novo console).

GameCube
GameCube

Daniel, você tá falando da Sony, e o que isso tem haver com o Resident Evil 4? Então jovens, essa mudança nos sistemas da Sony desagradaram Shinji Mikami, que queria tirar a série Resident Evil do Playstation, pois ele enxergava que a Sony não era a mesma de outrora, e enxergava que o possível monopólio prejudicaria a indústria.

Dessa forma, a Capcom fica entre GameCube e Xbox, sendo que a posição da Nintendo sobre Vídeo Games é de que eles eram brinquedos, já a da Sony, era de que jogos eram entretenimento, mas e a Microsoft, o que ela teria a oferecer a Capcom?

Shinji Mikami
Shinji Mikami

Pois bem jovens, a equipe japonesa do Xbox fez uma reunião com Mikami, o co-criador do Xbox, Kevin Bachus, lembra-se muito bem dessa reunião, na qual ele classifica como horrível. Toda a reunião foi em Japonês, e Bachus recebia notas explicando o que estava sendo dito, mas a linguagem corporal de Mikami, demonstrava um certo descontentamento, e ele não estava satisfeito com o que estava ouvindo da equipe da Microsoft.

O tradutor disse a Bachus, que Mikami estava frustrado pelo desenvolvimento no Playstation 2, que era difícil de trabalhar. Mas os bônus da equipe estavam vinculados às vendas do jogos. Eles precisavam de um motivo, de uma maneira de explicar a mudança saindo do Playstation 2 (que era a plataforma dominante na época) e indo para o Xbox, que além de não ter sido lançado ainda, para maioria dos japoneses ele já estava condenado ao fracasso, ou seja, como iriam sair de uma plataforma que vendia muito bem para ir em outra que os japoneses nem acreditavam? Então Mikami perguntou sem rodeios “O que vocês têm para oferecer?”. Após isso, Mikami ficou de pé, agradeceu e sai (curvou-se e saiu).

Primeiro Xbox no Japão
Primeiro Xbox no Japão

Bachus disse que quase pulou pela janela, pois ele disse queriam jogos que poderiam ser considerados arte (igual um filme), mas infelizmente era tarde demais. O que Bachus havia pensado em falar seria “[…] ter jogos que poderiam ser considerados arte, bem como um filme. Por causa da maturidade das ferramentas de desenvolvimento e as APIs e o poder da tecnologia, os desenvolvedores de jogos do Xbox poderiam se concentrar nas características finas para que os jogos sejam algo mais do que eram de outra forma.”.

Ele avisou para Pat Ohura (na época chefe da equipe Xbox Japan) para pegar o trem e correr atrás de Mikami dizendo isto a ele, mas foi tarde demais, Mikami já havia assinado a exclusividade com a Nintendo. Inclusive o Mikami, em uma de suas entrevistas para imprensa, soltou a frase “Resident Evil 4 will definitely release only on GameCube, not on another console, if it happens, I will cut my head off.”, que a tradução seria “Resident Evil 4 será lançado definitivamente apenas no GameCube, e não em outro console, se isso acontecer, eu vou cortar minha cabeça”.

Resident Evil 4
Resident Evil 4

Mas e como chegou ao PS2? Após o lançamento, a Capcom viu que o jogo fez muito sucesso no GameCube, porém o PS2 tinha mais potenciais compradores que o GameCube, então após alguns meses, é lançado para o PS2 um port do Resident Evil 4 visando capitalizar mais e atingir um público maior.

Então jovens, por causa de um descontentamento de Mikami, o Resident Evil 4 foi exclusivo do GameCube por um período de tempo, e por causa de uma reunião e opiniões japonesas sobre o primeiro Xbox, que o game não saiu para a plataforma da Microsoft.

Fonte:
kotaku.com

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Aperta o X

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

6 comentários em “Por que Resident Evil 4 não saiu para Xbox e foi Exclusivo do GameCube?

  1. Agora entendi, esse jogo é muito bom até hoje, sem contar que da trabalho para zerar ahauahaua
    Excelente conteúdo!

  2. E no fim o Xbox fez mais sucesso que o fogãozinho da nintendo, que é um bom console, com até menos jogos que o Xbox. Grabbed by the Ghoulies tem uma boa história por trás também, e também envolve o fogãozinho de brinquedo por conta do fim da Rare como conhecíamos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: